https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Colheita-da-soja-sol-768x511-1.jpg

ANÁLISE

Agropecuária vai continuar sendo o carro-chefe da economia

A pandemia do novo coronavírus afetou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que caiu 1,5% no primeiro trimestre deste ano, de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar do resultado geral negativo, a agropecuária teve crescimento de 0,6% no período na comparação com o trimestre anterior, único setor a ter resultado positivo.

O comentarista do Canal Rural Miguel Daoud acredita que o setor produtivo deve continuar sendo o carro-chefe do crescimento do Brasil. Apesar do resultado positivo na comparação com outros setores, ele acredita que a agropecuária será sim afetada pela crise.

“Pode cair menos que o outros setores, mas o agro vai sofrer reajuste por conta da diminuição do PIB geral do Brasil”, diz.

Ele diz ainda que os valores positivos do setor foram resultado de um momento de sazonalidade no primeiro trimestre do ano, com entrada da safra.

“Não tem outra saída para puxar o crescimento a não ser pela agropecuária. Temos condição de atender a demanda interna, somos 200 milhões, mesmo com a diminuição da renda e emprego e a demanda mundial vai continuar.

PIB do Brasil

Daoud comenta ainda que a quarentena por conta do novo coronavírus começou na segunda quinzena de março, ou seja, no fim do trimestre. Para ele, a queda de 1,5% mostra que a economia já vinha caindo, independente da pandemia.

“A gente estima que a queda do PIB pode ser de 10%. É um número assustador, mas é factível diante do que tivemos em abril, maio e em junho porque a quarentena está paralisando tudo de maneira geral”.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *