https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/03/WhatsApp-Image-2019-04-12-at-09.50.154-785x466.jpg

NOTA À IMPRENSA

A Prefeitura de Cuiabá rechaça argumentos do governado

DA REDAÇÃO / LEONARDO MAURO
[email protected]

Mayke Toscano

A Prefeitura de Cuiabá emitiu uma nota à imprensa, agora a pouco, na tarde desta segunda-feira (01), para esclarecer alguns pontos levantados pelo Governador Mauro Mendes (DEM).

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o chefe do Executivo Estadual vem travando uma batalha bastante antiga, mas na última semana os ataques ficaram mais evidentes e nominais.

“O prefeito Emanuel Pinheiro lamenta que mais uma vez o enfoque seja um cenário de disputa eleitoral em detrimento do real enfrentamento à disseminação do vírus. Considera um ultraje que a tônica de um momento tão delicado seja o reiterado ataque de cunho pessoal e joguetes de palavras no único e, descabido, intento de deixar à população alarmada”, descreve à nota.

À nota vem para colocar os ‘pingos nos is’ das questões referentes ao coronavírus, outro assunto que não sai do foco. Desta vez o texto fala sobre os leitos de Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) e recursos financeiros da União, destinados ao combate do Covid-19. Veja à nota na íntegra.


Nota à imprensa

A Prefeitura de Cuiabá informa que disponibilizará um total de 105 leitos de UTIs exclusivamente para pacientes infectados pelo novo Coronavirus distribuídos no Hospital de Referência à COVID19 (sendo 40 vagas de UTI adulto e 15 pediátricas) já em pleno funcionamento e mais 40 leitos de UTI específicos para Covid no Hospital Municipal São Benedito. Outros dez leitos de UTI serão também disponibilizados no Hospital de Referência em prazo célere.
Até a data de 31/5, 21 leitos de UTI estavam ocupados no Hospital de Referência. Já no São Benedito, na mesma data, não há pacientes internados pela doença. Todas as UTIs estão devidamente equipadas.
Quanto a destinação de recursos enviados ao Município, esclarecemos que pode ser acompanhada por meio do Portal Transparência, que conta com item específico sobre o enfrentamento à pandemia.
O prefeito Emanuel Pinheiro lamenta que mais uma vez o enfoque seja um cenário de disputa eleitoral em detrimento do real enfrentamento à disseminação do vírus.
Considera um ultraje que a tônica de um momento tão delicado seja o reiterado ataque de cunho pessoal e joguetes de palavras no único e, descabido, intento de deixar à população alarmada.
Oportuno esclarecer que a gestão vem cumprimento seu papel de atendimento de qualidade à população.
Prova disso trata-se de levantamento do Hospital Municipal de Cuiabá -HMC, Dr. Leony Palma de Carvalho. A unidade, que já era referência em atendimentos de média e alta complexidade para os 141 municípios de Mato Grosso, se tornou a principal ‘fonte desafogadora’ do Sistema Único de Saúde – SUS mato-grossense no atendimento a outras doenças.
Apenas nos meses de março, abril e maio o HMC atendeu 6.330 pessoas na urgência e emergência e fechou com 100% da capacidade de lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e ainda 2.098 cirurgias de média e grande complexidade. Os dados dão conta de que, no contexto geral, os atendimentos a pacientes de pessoas residentes de outros municípios do Estado chegam a 60%.
Por fim, a gestão reafirma que segue empenhada no trabalho, prestando contas aos munícipes e órgãos de controle.


Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *