https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/06/2395d155c4f281ad4c1ccdc7772697bb.jpg

PRÓXIMA SEGUNDA (08)

UPA Verdão passa a funcionar como unidade referência à Covid-19 

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Davi valle

A Unidade de Pronto Atendimento 24h, UPA Dr. Jony Soares Ramos localizada no bairro Verdão passa a funcionar na próxima segunda-feira (08), como centro de referência da Atenção Secundária exclusivo à pacientes acometidos pelo novo Cornoravírus (Covid-19).

A determinação de funcionamento da unidade que teve as obras conclusas e foi entregue à população cuiabana totalmente climatizada, com novas mobílias e equipamentos de última geração no aniversário de Cuiabá, foi anunciada pelo prefeito Emanuel Pinheiro na noite desta terça-feira (02), após reunião ordinária do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19.

“No dia 08 de Abril, entregamos a obra da UPA Verdão à população cuiabana e na ocasião, comuniquei que só iniciaríamos os atendimentos no local após avaliação da equipe técnica que compõe o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 – sob devidos apontamentos de que forma essa nova unidade de Saúde poderia contribuir ainda mais com a saúde da população frente a pandemia. E hoje, durante mais uma reunião de trabalho onde  discutirmos vários assuntos e encaminhamentos dentre testes rápidos, ambulatório, atendimentos e fluxo de acolhimentos e cuidados cada vez maior, deliberamos e aprovamos que a partir do próximo dia 08, a UPA Verdão entra em funcionamento como rede de apoio às policlínicas e UPAS. E faremos isso sem fechar a Policlínica do Verdão. Isso é a gestão da Prefeitura de Cuiabá cada vez mais buscando todas as medidas possíveis para cuidar e proteger cada vez mais e com mais humanização todos os que buscam nosso serviços, inclusive dos atendimentos não Covid” pontuou Pinheiro.

De acordo com o secretário Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, com a unidade, Cuiabá torna-se o único município do Estado a contar com três centros de referência exclusivos ao atendimento do novo coronavírus.

“O desempenho de Cuiabá que tem feito o dever de casa de forma exemplar desde janeiro quando a Covid ainda era epidemia, está a colocando em posições de destaque não apenas em Mato Grosso, mas também em outros estados. Desenhamos fluxogramas e ações que comprovadamente retardou a curva de transmissão e hoje, com mais essa unidade sendo dedicada para o atendimento às vítimas do Coronavírus, aliadas ao Hospital Referência com 55 leitos de UTI e ainda o São Benedito com 40, mais uma vez Cuiabá sai na frente e passa a contar com três grandes Centros para tratar essa terrível doença. Um trabalho sério e comprometido que mostra que acima de qualquer interesse político, a Capital está prezando pelas vidas que precisam ser salvas e isso não espera” enfatizou Pôssas.

A exemplo de outras obras entregues por Pinheiro, a UPA Verdão faz parte do pacote das 67 obras que estavam paralisadas e, ou, não iniciadas em outras gestões e que teve os recursos recuperados pela atual administração. Aliadas as UPAs já existentes na Morada do Ouro e no Pascoal Ramos, e ainda com a do Leblon, que será entregue nos próximos 60 dias, Cuiabá amplia a capacidade de cobertura de urgência e emergência para o dobro da população cuiabana.

“Cada UPA tem capacidade para atender até 300 mil pessoas/mês. Na prática, isso significa que com as quatro estaremos aptos para atender até  1,2 milhão de pacientes – o dobro de população que hoje não chega à 700 mil”, finalizou Pôssas.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *