https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/06/ciclovia.jpg

TREINOS

Corrida, ciclismo e caminhada em ciclovia; Dicas para evitar acidentes

Istock Getty Images

As ciclovias costumam ser compartilhadas não só por ciclistas, mas também por corredores e pelos adeptos das caminhadas.

Abaixo, damos algumas dicas para que a atividade física seja feita com segurança por todos.

Caminhada

Se você gosta de caminhar, use o canto direito da sua faixa na ciclovia e deixe o lado esquerdo livre para corredores e ciclistas poderem ultrapassá-lo. Se houver espaço, caminhe do lado de fora da ciclovia, no calçadão da praia, por exemplo.

Fique muito atento quando levar crianças em triciclos ou patinetes nos horários de pico, elas às vezes mudam de direção repentinamente e isso pode acabar machucando alguém.

Corrida

Se você é da corrida, a regra do canto direito vale também. Corra o tempo todo no canto direito da sua faixa e aí, quando for ultrapassar alguém, olhe para trás para ver se não vem ninguém, passe pela esquerda e volte para o lado direito da sua faixa, permanecendo ali até a próxima ultrapassagem.

Deixe sempre o lado esquerdo livre para quem vem mais rápido. Correr com os amigos é uma ótima opção para se divertir e manter a regularidade, mas tenha o cuidado de nunca fechar a pista correndo um do lado do outro. Se o seu treino é intervalado e você prefere descansar parado, faça-o fora da ciclovia, se possível.

E evite aborrecimento se eventualmente alguém atrapalhar seu treino quando você estiver correndo mais rápido, ali é um espaço comum e tem horas em que realmente não dá pra acelerar muito. Você é que tem a responsabilidade de escolher um horário mais vazio.

Ciclismo

Mas se o seu negócio é mesmo a bicicleta, você que tem que tomar conta de todo mundo; o maior toma conta do menor.

Se em um determinado momento não der para fazer a ultrapassagem em alguém a pé, reduza e espere para ultrapassar. Evite gritar para as pessoas saírem do caminho e/ou ultrapassar pela direita, você não tem a prioridade.

E mais: se o seu negócio é treinamento de ciclismo e desempenho, você nem deveria estar ali, a ciclovia é um lugar para ciclistas comuns e não de competição. Ah, e tem que usar capacete! Importante lembrar: a maior parte dos acidentes mais sérios envolve a bike.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *