CORONAVÍRUS

Gilberto Figueiredo diz que Mato Grosso sofrerá com falta de vagas nas UTIs

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo disse que, em breve, o Estado sofrerá com falta de vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A declaração foi  dada à Rádio Mega FM, na manhã desta segunda-feira (8).

Gilberto demonstrou preocupação com o rápido crescimento da taxa de ocupação dos leitos para pacientes do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso. A principal apreensão é relativa as UTIs.

No boletim divulgado pela Saúde no último domingo (7), a taxa de ocupação nessas unidades estava em 45,6%. No sábado (6), era 36,3%.

“Não dá para esconder que aqui em MT ainda teremos dias difíceis. Tínhamos uma taxa de ocupação baixa, mas esse conforto não existe mais. A epidemia, nesse momento, cresce numa velocidade muito grande […] O número de pessoas necessitando de uma unidade hospitalar é muito grande, nesse momento, e vai faltar leitos. E, aí, faltando leitos, há uma agonia maior da população”, disse o secretário.

Gilberto ainda afirmou que, somado ao crescimento na taxa de ocupação hospitalar, há o comportamento irresponsável das pessoas. Para ele ainda há uma parcela grande da população “banalizando” a epidemia.

“A continuar o ritmo de crescimento da infecção no Estado, a continuar as medidas não farmacológicas, não sendo tão efetivamente implementadas pela população em geral, não estamos muito longe de ter um colapso na rede hospitalar. Em especial nesse item que é o principal, o mais importante de todos, que são os leitos de UTIs”, disse.

“Muitas pessoas ainda estão banalizando a doença, achando que não serão afetadas. Ainda é menos doloroso, menos custoso que a população atenda ao apelo de ficar em casa, evitar aglomeração e usar máscara”, completou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *