https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/06/fbnafbn.png

COVID.GEOTECMT

Pesquisadores da UFMT criam site com informações sobre a Covid-19

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Reprodução

Pesquisadores de Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) desenvolveram um site que reúne informações estatísticas sobre a pandemia de Covid-19 em Mato Grosso. O objetivo é contribuir para a transparência dos dados e a democratização dessas informações. No site é possível ver, através de gráficos e mapas, a distribuição da doença, o número de casos e óbitos confirmados, além de projeções de infecção em cada Região de Saúde.

De acordo com os pesquisadores, o painel de dados permite apresentar a situação de Mato Grosso quanto à Convid-19, com atualizações diárias e subdivisões dentro para as diferentes regiões do estado.

“É importante que a população tenha conhecimento sobre a dinâmica da doença no estado e as diferenças no crescimento do número de casos nos municípios do estado. Os mapas e as representações gráficas podem melhorar a avaliação da distribuição dos casos no estado e do ritmo de crescimento para que a população aumente os cuidados no momento em que estamos da pandemia, de ascendência da curva epidemiológica”, afirmam os pesquisadores.

Os dados são coletados dos Boletins Epidemiológicos diários da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Também são utilizados dados de infraestrutura de saúde a partir dos registros do Cadastro Nacional de Serviços de SAúde (CNES), do Ministério da Saúde, acessados por meio do DATASUS.

O trabalho é uma iniciativa de professores do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), em parceria com os departamentos de Matemática e Geografia da UFMT e do Laboratório de Geotecnologias (GEOTEC), do IFMT.

Os dados podem ser acessados pelo site covid.geotecmt.com.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *