https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/02/coronavirus-3.jpg

PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Sinpen-MT vai ao MPE e pede lockdown em Cuiabá; a prefeitura responde

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Istock

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen-MT), enviou um ofício para o procurador-Geral de Justiça, Jose Antonio Borges, solicitando recomendação para que seja decretado lockdown pelos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.

O ofício foi encaminhado nesta segunda-feira (8). Segundo o sindicato, o Ministério Público (MPE) tem o poder de expedir recomendação visto que “guarda condições de fiscalizar as autoridades públicas e privadas”.

O Sinpen-MT pede ainsa que seja feito uma recomendação para que haja a construção de hospitais de campanha ou adaptação de estabelecimentos para disponibilização de novos leitos de UTI nas cidades-polo do interior.

O lockdown em Cuiabá e Várzea Grande serviria para restringir a circulação de pessoas em locais públicos e impedir o funcionamento de atividades não essenciais.

A criação de novos hospitais serviria para distribuir melhor os leitos de UTI em todo o Estado e, ainda, evitar a sobrecarga dos poucos disponíveis em Cuiabá e Várzea Grande.

Por ser uma categoria que se encontra na linha de frente ao enfrentamento à pandemia, observamos o aumento do número de profissionais infectados, que normalmente atuam em unidades de saúde públicas e privadas, provocando a infecção comunitária do vírus e a sua propagação em massa entre os profissionais e os usuários.

O outro lado

Em relação à solicitação do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso – SINPEN/MT para a decretação de lockdown em Cuiabá, a Prefeitura Municipal informa

-O prefeito Emanuel Pinheiro reafirma que jamais se furtará a adotar medidas, mesmo que extremas. “Se houver um descontrole ou qualquer ameaça com o possível descontrole, não tenham dúvida de que adotarei qualquer medida, seja ela qual for, para proteger à saúde e a vida das pessoas”.

-Oportuno esclarecer ainda que antes de Mato Grosso registrar o primeiro caso de COVID-19, Cuiabá deu início a um rigoroso protocolo (seguindo as diretrizes da Organização Mundial de Saúde) para evitar à disseminação do novo coronavírus, o que incidiu na criação de um Comitê Municipal de Enfrentamento, elaboração de um plano de prevenção, combate e mitigação à doença, além de medidas de garantia do isolamento social, como a adoção do sistema homem office a todos os servidores do Executivo e a suspensão das aulas na rede pública e privada na capital, além da restrição aos segmentos econômicos e suspensão do serviço de transporte público.

-Foram adquiridos equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais da rede municipal de Saúde, assim como foram expedidas notas técnicas da Vigilância Sanitária;

-Desde então, o prefeito Emanuel Pinheiro já editou 20 decretos, todos pautados pela premissa de achatar a curva de crescimento da doença, para que em tempo célere fosse organizada uma rede de saúde exclusiva para os casos da Covid19.

-Além disso medidas de biossegurança foram tomadas, como desinfecção de locais públicos por meio do uso de caminhões pipas e borrifadores, instalação de lavatórios populares em pontos estratégicos da cidade, fechamento de parques municipais para evitar aglomerações, entre outros.

– Somente após 40 dias do veto ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais, o Executivo deu início a um plano de retomada gradual e segura dos segmentos econômicos;

– O processo de retomada ocorre de maneira restrita, com horário reduzido, uso obrigatório de máscaras, além da obrigação da disponibilização de álcool em gel por parte dos estabelecimentos.

-A Prefeitura de Cuiabá, seguindo princípio da economicidade, transformou a antiga estrutura do antigo Pronto-Socorro no Hospital de Referência para a COVID-19 na capital, onde foram disponibilizados 55 leitos de UTI, além de 170 leitos de enfermaria. Também foram disponibilizados 40 leitos de UTI no Hospital São Benedito, especificamente para pacientes com COVID-19. Por último, foi aberta nesta segunda-feira, 8, a UPA Verdão, que funcionará como retaguarda para o Hospital de Referência.

-Semanalmente, o prefeito Emanuel Pinheiro preside as discussões do Comitê Municipal de Enfrentamento. É nesse espaço – mediante embasamento técnico – são debatidas as medidas a serem implementadas relacionadas à pandemia.

Veja Mais

Um comentário em “Sinpen-MT vai ao MPE e pede lockdown em Cuiabá; a prefeitura responde”

  1. kassia da silva disse:

    não tem fiscalização efetiva onde deveria, só pegam no pé dos pequenos!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *