https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/06/hospital-regional-de-roo1.jpg

VEJA O VÍDEO

Técnica desabafa sobre exaustão e falta de profissionais em hospital no interior

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

A técnica de enfermagem, Marileide Santana fez um desabafo que comoveu os internautas de uma rede social.

No vídeo publicado nesta segunda-feira (15), a funcionária se emociona ao falar que está exausta por estar na linha de frente ao combate do Covid-19 no Hospital Regional de Rondonópolis (a 212 km da capital).

A profissional, concursada há 19 anos, conta que a unidade hospitalar está com mais de 20 pacientes e não possui funcionários suficientes para atender a demanda.

“O hospital nesse momento está lotado, sem funcionário para trabalhar. Hoje trabalhamos com três técnicos de enfermagem, um enfermeiro, um maqueiro que nos dá suporte e dois médicos. Estamos sem estrutura física e psicológica para aguentar essa pandemia, sem sequer o governo estadual, secretário, deputados estaduais e federais, e senadores nos darem respaldo financeiro”, afirma a profissional.

Abalada, a funcionária diz que os profissionais estão trabalhando sem estruturas, e sem fornecimentos alimentícios. Indignada com tamanho descaso, manda um recado ao governador Mauro Mendes.

“Você que diz que é governante desse Estado, você que representa a classe, que ganhou para isso, venha trabalhar conosco e veja se aguenta ficar seis horas sem ir ao banheiro, sem sequer tomar água, meus colegas não têm comida para comer. O Hospital Regional não fornece lanche, miseravelmente, nós não temos um pão para comermos”, lamenta.

A técnica de enfermagem, pede que a população seja consciente e cumpra o distanciamento social, e não menospreze o vírus.

“Quando fala ‘fique em casa’, fique em casa e proteja os seus. Às vezes, você não acredita que o vírus é real, mas ele é real, meu querido, eu posso garantir para você. E se eu estou lá, é pela misericórdia, pela imunidade dada por Deus, senão não estaria mais. É pela força dos meus colegas de trabalho, que são poucos hoje que não estão sendo contaminados, para cuidarem de vocês”, desabafa.

Finalizando, ela requer que os políticos façam mais pela saúde do povo mato-grossense. “Foi desprezado mil reais de ajuda de custo para a Saúde. […] Nós pagamos R$15 mil de gasolina para os deputados estaduais em Cuiabá fazerem festa. Cadê os deputados de Rondonópolis, cadê os senadores de Rondonópolis? População, acorda. Está passando da hora de vocês acordarem, meus queridos. Fica como alerta: cuida, cobra, é um direito de vocês, é direito à vida. A saúde eles têm que nos dar”, finaliza a profissional.

Segundo o último boletim emitido pela SES (SECRETÁRIA DE SAÚDE), divulgado na última segunda (15), Mato Grosso registra 6.390 casos confirmados de Covid-19 e 223 mortes em decorrência da doença.

Atualização às 15h51:

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) comunicou que gestão fará a contratação de profissionais para Hospitais Regionais através de um processo seletivo e que a remuneração dos plantões foi aumentada, conforme estipulado em edital.

“A medida visa sanar questões ligadas à composição das equipes técnicas nas unidades hospitalares”, diz trecho do comunicado.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que a atual gestão reabriu o processo seletivo para a contratação de profissionais para os Hospitais Regionais e aumentou a remuneração dos plantões estipulados em edital. A medida visa sanar questões ligadas à composição das equipes técnicas nas unidades hospitalares. A diretoria do Hospital Regional de Rondonópolis também reforça que todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários estão disponíveis aos profissionais que atuam na unidade. Ascom | SES-MT.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *