https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/01/WhatsApp-Image-2020-01-07-at-14.12.16-1.jpeg

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Pôssas anuncia novos 20 leitos de UTI para Covid-19 funcionando na próxima semana

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Mato Grosso Mais / Leonardo Mauro

Ao menos 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltados para o tratamento de pacientes com Covid-19 estarão funcionando já na próxima semana, no Hospital de Referência (antigo Pronto Socorro), conforme o  secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho. Segundo ele, a equipe que trabalha na instalação dos respiradores já está terminando o serviço. “Só estão esperando chegar as bombas de infusão, que já foram despachadas, e os 50 monitores que chegam amanhã”, disse nesta quinta-feira (18). Pôssas adianta que foram comprados equipamentos a mais já preparando a rede “para uma outra leva de abertura de UTI’s”.

A expectativa é de que sejam abertos 30 leitos de UTI na semana que vem, no entanto, como ainda não chegaram os 10 respiradores doados pelo Governo estadual, o que foi acordado em reunião entre o prefeito Emanuel Pinheiro e o governador Mauro Mendes, na segunda-feira (15), a Prefeitura viabiliza a instalação dos 20 aparelhos que foram adquiridos no último dia 12 – graças à interlocução do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto junto ao Ministério da Saúde – e que já estão no Hospital de Referência. “O Estado entregando os 10 respiradores, com certeza, os 30 funcionam no mesmo dia. Semana que vem está pronto pra gente abrir. Se não vier os 10 do Estado, a gente abre com os 20 nossos”, explica o secretário municipal de Saúde.

O Hospital Referência para Covid-19 em Cuiabá recebeu na última  sexta-feira (12) 20 novos respiradores – equipamentos essenciais nos leitos de UTI que atualmente estão em falta no mercado, para o enfrentamento da pandemia.

Ao todo, além dos equipamentos que estão subdivididos em 10 respiradores fixos e 10 móveis, a Prefeitura de Cuiabá também recebeu 69 mil máscaras cirúrgicas tripla, 12 mil N95, 200 óculos de proteção, 400 protetores faciais e ainda quatro mil toucas hospitalares. Os aparelhos e os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs foram destinados pelo Ministério da Saúde por intermédio direto do deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto. Na última segunda-feira (15),após reunião por videoconferência, o Governo do Estado assumiu o compromisso de entregar mais 10 respiradores para capital, ampliando para 30  o número de novos leitos nos próximos dias.

Quadro atual de leitos

Cuiabá já conta com 95 leitos de UTI exclusivos para casos de Covid-19, sendo 55 no Hospital de Referência (antigo Pronto Socorro) e outros 40 no Hospital São Benedito. Com a aquisição de 20 respiradores e a doação de outros 10 pelo Executivo estadual, a Capital chegará a 125 leitos de UTI exclusivos para Covid-19. É importante ressaltar a população que Cuiabá possui 90 leitos de UTI destinados ao tratamento de outras enfermidades, sendo 60 no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e 30 no Hospital São Benedito.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *