https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/06/ap20105727082521.jpg

PRIMEIRA VEZ EM 3 MESES

Manaus não registra nenhuma morte por Covid-19 em 24 horas

Edmar Barros/AP

Pela primeira vez em quase três meses, Manaus não registrou nenhuma morte por Covid-19 em 24 horas.

A última vez em que a capital ficou sem registro de óbitos foi no dia 29 de março, quando os registros eram de cinco mortes e 140 casos.

No dados mais atualizados, desta quarta-feira (24), Manaus tem 26.153 infectados e 1.735 mortos pelo vírus.

A capital já chegou ao pico de 79 mortes em um único dia, em 15 de maio. Desde então, até o final da primeira semana de junho, houve uma variação grande nos números, indo de registros de apenas dois óbitos, até dias com 58.

É possível perceber um padrão de estabilização, no entanto, no início de junho, quando a queda foi significativa nos números divulgados pelo governo.

Ao longo dos 24 primeiros dias do mês, junho acumulou 154 mortes em Manaus, uma queda significativa comparada aos registros do mês passado.

Também em contagem apenas dos primeiros 24 dias, maio registrou 870 óbitos por coronavírus só na capital. A redução é de 82%. Em abril – também em contagem do mesmo período – foram 422 mortes.

Nesta quarta-feira a FVS-AM divulgou, como de praxe, os dados gerais e atualizados da disseminação do coronavírus no Amazonas.

Em todo o estado, nas últimas 24 horas – das 10h do dia 23 às 10h do dia 24 – foram confirmados mais 24 mortes pela doença. Dessas 24, no entanto, apenas quatro aconteceram, de fato, no último dia – todas no interior.

As outras foram apenas confirmadas nesta data – ou seja: são mortes que aconteceram em datas passadas, mas só tiveram a confirmação por Covid-19 agora.

Em um vídeo postado nas redes sociais, o governador Wilson Lima comemorou o marco de zero mortes e agradeceu todos aos profissionais da saúde e servidores que estão envolvidos no combate ao coronavírus.

“Essa é uma notícia muito alentadora, mas não significa que estamos livres desse problema. Mas é um indicativo de que estamos no caminho certo. […] Apesar da dificuldade que temos na área de saúde, em nenhum momento se curvou e nós estivemos sempre na linha de frente no combate à Covid-19. E é assim que vamos continuar até que a gente tenha superado esse problema”, disse Lima.

Panorama no Amazonas

Amazonas tem 2.710 mortes por Covid-19 — Foto: REUTERS/Bruno Kelly

Em todo o estado são 2.710 mortes pela Covid-19 – 1.735 em Manaus e 975 distribuídas em 55 municípios do interior. O mesmo padrão de redução de mortes – confirmadas e divulgadas – da capital se reflete em uma análise geral do estado.

Na última semana, a média de mortes diárias no Amazonas era de 5,8. O pico nesse período foi de 11 mortes em um dia.

O recorde de mortes por coronavírus no Amazonas em 24 horas aconteceu no dia 6 de maio, com 108 registros. Foram 73 na capital e 29 no interior.

Ainda na segunda quinzena de maio o estado teve um segundo “pico”, desta vez com 96 mortes em um dia – na mesma data do pico de 79 em Manaus.

O interior segue o mesmo padrão de comportamento de dados, com uma ou outra variação em datas. O maior número já registrado no interior em um único dia foi de 32 óbitos, no dia 9 de maio.

Nas últimas duas semanas de junho houve queda significativa de registros – incluindo uma “zerada”, assim como Manaus, no dia 21.

Depois de Manaus, que lidera com distância o número de óbitos, estão em evidência as cidades de Manacapuru (123), Coari (79), Tefé (76), Parintins (72) e Tabatinga (72).

Junho teve primeiras semanas de queda em casos

Entre 13 de março, data em que o Amazonas confirmou o primeiro caso de coronavírus, até o fim de maio, quando o número de infectados já ultrapassava a marca de 40,5 mil, a FVS observou um crescimento progressivo nos números semanais, chegando a um pico na última semana de maio, quando foram 11.758 novos casos confirmados em sete dias.

Desde então o padrão mudou, apontando uma redução de 38% nos números no começo de junho.

De acordo com os registros do órgão, entre os dias 31 de maio e 6 de junho, na semana seguinte ao pico, foram 8.225 casos registrados.

Em seguida, na segunda de junho, 7.241 novos infectados foram detectados. Neste período o comércio fazia sua reabertura gradual.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *