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LOGÍSTICA INTEGRADA

Rodovias carreiam riqueza do Agro rumo a grandes mercados

ÍNTEGRA COMUNICAÇÃO / JULIANA SCARDUA
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Divulgação

O contexto das rodovias na logística intermodal é o destaque da vez no mais novo episódio da websérie especial LIDE Talks Logística Integrada, projeto concebido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) do Paraná, com a parceria das unidades LIDE Mato Grosso e Santos.

Realizado coincidentemente no Dia do Caminhoneiro (30 de junho), o debate online exalta a importância das estradas no escoamento de safras recordes no país de dimensões continentais, gigante pela própria natureza.

Plantar e colher com eficiência faz parte da rotina de milhares de agricultores nos mais distantes rincões do país. E entregar toda essa produção segue a ser um desafio nas estradas brasileiras. Buracos, atoleiros, pontes em estado de perigo, alto custo do diesel e dos fretes. Não é simples planejar a verdadeira operação de escoamento que se repete de safra a safra, de safrinha em safrinha. Em meio à pandemia, esse movimento não para.

“Temos os entraves habituais relacionados à logística, e agora, os cuidados que todos têm que ter com a saúde contra o coronavírus, mas não tem faltado carga ao setor agrícola, que é o nosso motor. Está havendo uma antecipação muito grande da movimentação e a soja está praticamente vendida. O milho está indo muito bem, embarcando muito rapidamente”, destaca Adelino Bissoni, diretor executivo da Transportes Botuverá, ao citar as aquecidas operações de compra e venda de soja no mercado futuro.

As expectativas do setor agropecuário e de infraestrutura se intensificam ante os anúncios reiterados do governo federal de maturação de novos projetos de concessões e parcerias público-privadas. Painelista de um dos episódios da websérie especial LIDE Talks Logística Integrada, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, confirmou que 20 novos projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) serão enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para análise até o final de julho e que o plano de concessões já estruturado inclui trechos da BR-163 e de rodovias do Paraná, entre outros projetos estratégicos à logística nacional.

Presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), o coronel Sérgio Malucelli adverte que a oferta de segurança jurídica e política é essencial para que esses projetos se convertam em investimentos efetivos na matriz da infraestrutura brasileira. “Para participar de concessões e acionar o investimento estrangeiro, precisa haver a segurança de que os contratos serão garantidos. Para nós, não interessa de onde venha o dinheiro, se vem da China, de Cingapura, Rússia ou Brasil. O importante é ter o baile”.

Logística integrada – Promovido pelo LIDE Mato Grosso, LIDE Santos e LIDE Paraná, o projeto “Logística Integrada – Debates e Soluções” terá como ponto alto a realização de um fórum, nos dias 15, 16 e 17 de julho, do qual sairá a Carta da Logística. O documento, contendo diagnóstico do segmento logístico na pandemia e propostas de soluções em curto e médio prazos, será encaminhado aos Estados e União.

Para assistir a todos os episódios da websérie que compõe o projeto, basta acessar o canal do LIDE Paraná no YouTube.

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