https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/07/uyld.jpg

CINCO PASSOS

Como tornar mais fácil a experiência de compra de um apartamento em Cuiabá

Pixabay

Se você ainda não sabe como tornar mais fácil a compra de apartamento, como questões relacionadas a valor, financiamento, capacidade de pagamento, fatores legais e entrada precisam estar bem esclarecidas para que você não se precipite no momento de adquirir um daqueles apartamentos à venda em Cuiabá que você estava cobiçando há algum tempo.

Pesquise o mercado

Comece analisando a situação atual do mercado imobiliário, que é movimentado e costuma ser influenciado pela economia do país. Se informar sobre o assunto por meio de veículos confiáveis é uma boa prática para saber se é um bom momento para comprar um imóvel, principalmente um apartamento. Procure avaliar também o preço do metro quadrado nas regiões em que pretende morar, busque saber  sobre as formas de pagamento disponíveis e verifique a reputação das instituições financeiras e construtoras envolvidas no seu negócio.

Avalie seu orçamento

Ao avaliar o seu orçamento, pode-se ter uma base sobre capacidade do apartamento que você pode comprar e do valor que você possui para começar uma negociação. Primeiro, procure sempre verificar como está seu orçamento. Verifique se você possui o valor tirando as despesas a partir da remuneração mensal, como:  investimentos, gastos com transporte público, internet, alimentação, faculdade e escola dos seus filhos, saúde e demais gastos que são fixos e essenciais. Depois disso, subtraia o quanto você gasta a partir do que você ganha, o resultado é o valor que utilizará para começar um investimento.

Procure corte despesas

Cortar despesas é necessário quando pretende adquirir um imóvel e a sua situação financeira não é das melhores. Dedique-se a eliminar primeiro o que é de uso desnecessário e que não fará diferença para você e sua família. Depois avalie essa redução ou o corte de outras despesas: diminuir momento de lazer com a família e amigos, ou optar por lugares que possuem menor custo ou eventos gratuitos, entre outras coisas que são consideradas não essenciais.

Poupe o seu orçamento

Depois de equilibrar a relação de despesa com um saldo positivo mensal, a recomendação é apostar em investimentos seguros e satisfatórios. Esse valor poderá ser aplicado para dar entrada ao tão sonhado apartamento. Se possível, guarde 1/3 de todo o seu orçamento. Uma dica é sempre negociar descontos, muitos proprietários fazem um acordo que seja benéfico para ambos os lados. Esses descontos ajudam a economizar e, te aproximam mais ainda de fechar negócio.

Quite suas dívidas

Se você possui dívidas atrasadas, faça o possível para quitar e sair dessa situação. Caso seu nome esteja entre os inadimplentes, tente retirá-lo o mais rápido possível , pois não é possível realizar um financiamento com o nome “sujo”. Se as dívidas são muito altas, negocie-as. Existe grandes chances de um parcelamento ou de desconto para pagamento total do saldo devido.

Procure pelo imóvel ideal

Conhecendo sua realidade financeira, você pode usar de créditos imobiliários disponíveis e até a possibilidade de usar o seu FGTS, assim você pode procurar o  imóvel que deseja comprar. Observe alguns fatores que podem influenciar sua decisão de compra:

  1. Comprar novo, usado ou na planta?

Adquirir um apartamento na planta possui algumas vantagens em relação às condições de pagamento, mas é necessário esperar o fim da obra; já o apartamento novo significa se mudar de forma imediata, porém com valor de mercado em alta; e o usado, apesar de ter um valor menor e mudança imediata, porém exige uma vistoria referente a conservação do imóvel e o custo de possíveis reformas, além de se atentar à situação jurídica do imóvel;

  1. Área construída: Isso vai depender dos seus projetos de vida em relação à família, atente-se com a área da construção e ao número de cômodos para garantir o conforto de todos. Imóveis em Cuiabá com apenas um quarto podem ser estreitos demais e com aproximadamente três, são muito grandes. Para a primeira compra, a sugestão é um apartamento com até dois quartos ou opte por uma kitnet caso more sozinho.
  2. Localização: A Localização é um fator que influencia diretamente na sua rotina. Observe se o imóvel por perto de comércios, verifique as condições do trânsito da região, a facilidade de acesso de ônibus, a distância do seu apartamento até seu trabalho ou faculdade e se a vizinhança é segura.
  3. Infraestrutura de um condomínio

A compra do imóvel é um investimento baseado no dinheiro que você reservou para este bem. Ou seja, tudo que agregar valor ao patrimônio adquirido é bem-vindo. Como condomínios que atenda à todas as exigências do mercado em termos de comodidade aos moradores, como: espaço gourmet, área verde, salão de festa, churrasqueira, academia, background para as crianças, portaria 24 horas,  monitoramento de circuito interno e externo e muito mais…

  1. Analise a construtora responsável e a documentação do imóvel

Independente se o apartamento estiver na planta, seja ele novo ou usado, não esqueça de certificar-se sobre a reputação da construtora. Procure se informar com compradores, pesquise na internet, visite outros imóveis da mesma e confirme que a situação do imóvel é regular perante a região, o estado e a União. Isso evita stress com a documentação e permite que você adquira o apartamento de forma segura e dentro da lei estabelecida para o mercado imobiliário.

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como tornar mais fácil a compra de um apartamento!

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *