https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/06/WhatsApp-Image-2020-06-15-at-10.31.54.jpeg

ENTROU NA BRIGA

Emanuelzinho questiona Mendes sobre promessa de mil leitos UTIs em MT

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

O deputado federal Emanuelzinho (PTB) questionou o governador Mauro Mendes (DEM), onde estariam os mil leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), exclusivos para tratar pacientes com Covid-19, que teriam sido prometidos pelo democrata, no dia 16 de abril, durante uma live transmitida no Instagram da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT).

“Não que devemos responsabilizá-lo totalmente, mas como a maior autoridade do nosso Estado disse que haveria em Mato Grosso mil UTIs. Você pode pegar na imprensa, nos sites está lá que haveria mil leitos de UTIs”, argumentou o petebista durante entrevista ao Programa Opinião, exibido pela TV Pantanal, nesta segunda-feira (13).

Nesta segunda o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), pai de Emanuelzinho, anunciou a “criação” de 20 novos leitos de UTIs exclusivos para pacientes infectados pelo novo coronavírus em Cuiabá, mas poucas horas depois, foi “desmentido” pelo governador. No Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real, Mendes disse que Pinheiro mente quando anuncia estar criando novos leitos de UTIs.

“O Estado entregou leitos novos, enquanto que a prefeitura apenas transformou os leitos que já existiam em unidades para Covid-19)”, afirmou Mauro, destacando que apenas os 20 leitos entregues nesta segunda são novos.

Na briga que vem sendo travada entre Mauro e Emanuel, desde 2019, por divergências políticas e agora se volta para a pandemia de covid-19 e a falta de leitos de UTI, Emanuelzinho defendeu seu pai das investidas de Mendes.

O deputado argumentou que a crítica é “respeitosa” e feita de forma propositiva “buscando o bem de Mato Grosso” sem querer criar picuinha política. “Se não me engano, até agora foram 200 ou algo nesse sentido. Então, se tivéssemos hospitais regionais todos equipados, nós não teríamos essa sobrecarga em Cuiabá. Não quero culpar o interior também, mas fazendo uma análise fática, hoje Cuiabá tem 25% dos casos de cuiabanos contaminados por covid, os outros 75% são de pacientes do interior, ai não tem município que aguente”, disse o parlamentar federal.

Emanuelzinho então foi questionado se pela suposta fala do governador, existe uma defasagem de 800 leitos de UTIs. “Ele pode ter se equivocado na fala e no planejamento, mas agora se planejar mil UTIs e nós que estamos envolvidos dentro da gestão pública sabemos o que significa abrir mil leitos de UTI, não é do dia pra noite devido”, emendou.

Ratificação

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT), retificou sua fala durante entrevista ao Programa Opinião, exibido pela TV Pantanal, nesta segunda-feira (13), em que questiona o governador Mauro Mendes (DEM-MT) sobre promessa de mil leitos UTIs para o combate à Covid-19, em Mato Grosso. Segundo Emanuelzinho, o governador prometeu mil leitos de uma maneira em geral como, por exemplo, de estabilização, de retaguarda, de enfermaria, inclusive os de UTI, e não apenas para os casos do coronavírus como afirmou.

O parlamentar disse ainda que está à disposição para ajudar no que for preciso e aguarda a liberação dos leitos anunciados. “A sociedade matogrossense espera e cobra a abertura de mais leitos no interior. Nesse momento, não há rivalidade política e sim unidade em prol de Mato Grosso como, por exemplo, os 40 respiradores que trouxe pra Cuiabá, 5 para Cáceres e os mais de 10 para Várzea Grande”, completou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *