https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/07/460c88d91278d46b1b9b55271f309393-1.jpg

QUEM ESTÁ MENTINDO?

Prefeitura desmente Gilberto Figueiredo e diz que UTIs já estão ocupados

DA REDAÇÃO / LEONARDO MAURO
[email protected]

A Prefeitura de Cuiabá desmentiu fala do secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, que na manhã desta quarta-feira (15), disse que os 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) anunciados pelo Prefeito Emanuel pinheiro (MDB), nesta segunda-feira (13), ainda não tinham sido liberados para credenciamento no sistema de regularização.

O Palácio Alencastro disse ainda que hoje (15), já têm três pacientes nesses 20 novos leitos anunciados. “Na segunda-feira (13), mesmo dia da abertura dos leitos, houve a disponibilização para a Central de Regulação e dois pacientes foram encaminhados naquele mesmo dia”, informou a assessoria do Alencastro.

Em sua fala hoje cedo, o secretário cobrou a Prefeitura e refutou a informação, em que esses 20 leitos, específicos para Covid-19, já estariam disponibilizados.

“Saliento que há dois dias atrás a Prefeitura Municipal de Cuiabá informou e anunciou a criação de 20 novos leitos de UTI aqui em Cuiabá, no antigo Pronto Socorro, mas até o final da noite de ontem nenhum dos leitos foram disponibilizados ao sistema de regulação”, cobrou.

Gilberto ainda disse que a equipe da Secretária Estadual de Saúde (Ses) está permanentemente entrando em contato com a Prefeitura, até porque, a Ses necessitamos colocar esses leitos à disposição, mas isso não ocorreu.

Outro lado

A respeito dos 20 novos leitos de UTI no Hospital Referência à Covid-19, a Prefeitura de Cuiabá informa que:
– Na segunda-feira (13), mesmo dia da abertura dos leitos, houve a disponibilização para a Central de Regulação e dois pacientes foram encaminhados naquele mesmo dia.

– Na terça-feira (14), pela manhã, um desses pacientes veio a óbito. Outros 3 pacientes de Cuiabá (um transferido de hospital privado, um que estava na UPA Morada do Ouro e outro que estava na Policlínica do Coxipó) passaram a ocupar os novos leitos, por meio da Central de Regulação.

Na terça-feira (14), a Central de Regulação contava ainda com 7 pacientes do interior necessitando de vaga de UTI para Covid-19. No entanto, esses casos dependem de disponibilização de transporte (muitas vezes aéreo) com UTI móvel, o que não depende da Prefeitura de Cuiabá, que já disponibiliza os leitos no Hospital Referência.

– Na manhã desta quarta-feira (15), há 3 pacientes ocupando os novos leitos de UTI no Hospital Referência. Outros 3 leitos de UTI já estão aguardando admissão de pacientes.

– A contagem de leitos, chamado de censo pela Regulação, é feita três vezes ao dia, sempre na troca de plantão, o que torna esse número dinâmico.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *