https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Capturar-1.jpg

Defesa Agrícola

Segunda live da Aprosoja reitera importância dos resultados do CAD Parecis

Aprosoja

A segunda live da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) reiterou a importância das pesquisas e experimentos realizados há quatro safras no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD Parecis), em parceria com a Fundação Mato Grosso. O evento online contou com a presença de cerca de 2.200 pessoas de vários municípios do Estado e do Brasil.  Os resultados dos trabalhos desenvolvidos no CAD nortearam o debate ao vivo, transmitido pelo canal do Youtube (230 pessoas simultaneamente) e pelo Facebook (140 pessoas simultaneamente) durante as 2h15min.

Gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja, Jerusa Rech, destacou alguns pontos da Live. “O debate trouxe pontos importantes, como não ser possível desvincular o Potássio de um sistema de produção. Tem que analisar ele como um todo, primeiramente entender bem o ambiente para depois fazer alguma recomendação. Foi destacada também a importância dos consórcios, lembrando que não é toda área que é para consórcio, temos que ter pontos de atenção, como o manejo das lagartas; a questão também das plantas de cobertura no manejo de nematoides, tudo isso trouxe muito esclarecimento ao produtor”, frisou.

O evento online contou com a participação do pesquisador e diretor técnico da Fundação Mato Grosso, Leandro Zancanaro, que entre outros assuntos, abordou sobre a utilização do calcário para correção do solo por meio das curvas de calibração. “Sem essa união dos produtores, esses resultados não seriam possíveis, fica aqui meu agradecimento a todos os envolvidos neste trabalho, principalmente Aprosoja com seus associados, diretores, gerentes e colaboradores”, enalteceu.

Os resultados foram explanados com riqueza de detalhes por meio de gráficos e imagens pelo pesquisador da Fundação Mato Grosso na área de Solos e Sistema de Produção, Táimon Semler. “São quatro anos de estudos e me lembro desde a escolha do local para iniciarmos os trabalhos, mostrando que é possível sim a produtividade mesmo em solos frágeis”, destacou. Durante apresentação Táimon falou sobre as pesquisas relacionadas ao manejo de Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Magnésio, Enxofre, Boro, Correção do perfil, uso de gesso, plantas de cobertura e esquemas de rotação de culturas.

O diretor administrativo da Aprosoja e mediador da conversa, Lucas Costa Beber, ressaltou a importância dos trabalhos do CAD Parecis e elogiou a participação de produtores e pesquisadores de municípios do Estado e de outras regiões do país, durante a transmissão. “Agradecer a todos que nos acompanham, como pessoal do município de Lucas do Rio Verde, Vila Rica, e Campo Novo do Parecis, onde o CAD está instalado. Agradecer também a participação de representantes do Ministério da Agriultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco; Embrapa Milho e Unesp de Jaboticabal-SP”, ressaltou Lucas.

Perdeu a Live? Acompanhe todo o conteúdo que está disponível no Canal do Youtube da Aprosoja ou clique aqui.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *