https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Rio-Cabaçal.jpg

RECURSOS HÍDRICOS

Fórum reúne Comitês de Bacia de MT para debater as ações

Fechando o ciclo de ações de 2019, acontece nesta segunda-feira (20.07), às 8 horas, a 6ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de Mato Grosso (FECBH–MT), via Google Meet. Contando com a participação dos representantes de 10 Comitês em atividade no Estado, o encontro também apresenta um panorama geral sobre o último ano de ações dos CBHs.

Respeitando as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos decretos estaduais, o Fórum acontece virtualmente com transmissão ao vivo para toda a população interessada.

Estabelecendo um espaço de trocas de informação e experiência, o FECBH conta ainda com a apresentação dos resultados da certificação 2020 junto ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas – Procomitês, instituído pela Resolução ANA nº 1.190/2016, que colabora com o fortalecimento das ações dos CBHs. Após passar por uma análise feita pelo Programa, o estado alcançou 100% das metas estabelecidas, entre ações de capacitação, comunicação e implementação de instrumentos de gestão.

Nos últimos meses foram diversas as atividades executadas pelos CBHs, como a realização de reuniões ordinárias online, ampliação das estações hidrometeorológicas na região da bacia do Alto Teles Pires, acompanhamento da elaboração do Plano de Bacia das Unidades de Planejamento e Gestão do Alto Paraguai Superior e Médio, além de análises da qualidade da água de córregos como Avoadeira e Fundo, ambos localizados na região do Araguaia.

Segundo o secretário Executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CEHIDRO), Luiz Henrique Noquelli, o cumprimento das metas mostra um amadurecimento constante dos CBHs em território mato-grossense.

“Acredito que os Comitês estão amadurecendo, os membros dos comitês querem participar efetivamente e, para isso, estão sendo capacitados constantemente. Comitês fortes, possuem participantes fortes, que tenham possibilidade para discussões e planos de conservação das águas do nosso estado”, afirma.

O Fórum acontece com o suporte da Gerência de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográfica (GFAC) e do CEHIDRO, que gerencia e também oferece apoio para a realização das atividades dos CBHs.

Para participar da reunião como ouvinte é necessário que a pessoa interessada tenha uma conta Gmail, que pode ser criada gratuitamente. Já para acessar a plataforma de transmissão ao vivo basta clicar aqui. Lembrando que a transmissão começa juntamente com o horário indicado para o início do Fórum.

Conheça os comitês

Conhecidos como o “parlamento das águas”, os Comitês de Bacia Hidrográfica, são entes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, da Agência Nacional de Águas (ANA), e atuam como pontos de discussão e deliberação a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público.

Em Mato Grosso, atualmente, são 10 CBHs atuantes em diversas regiões, sendo eles: CBH Covapé, CBH Sepotuba, CBH Baixo Teles Pires, CBH São Lourenço, CBH Alto Teles Pires, CBH Cuiabá, CBH Cabaçal, CBH, Rio Jauru, CBH Médio Teles Pires e CBH Alto Araguaia. Recentemente foi instituído o CBH Alto Paraguai Superior, que ainda passa por adequações burocráticas. Para saber mais sobre os Comitês, clique aqui.

Serviço

6ª Reunião do Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso

Data e hora: segunda-feira (20.07), às 8h

Link de acesso: https://bit.ly/3eCGuUq

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *