https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/07/WhatsApp-Image-2020-07-20-at-17.04.18.jpeg

SOBERBA POLÍTICA

Estado diz que o Centro de Triagem não tem participação da Capital

DA REDAÇÃO / LEONARDO MAURO
[email protected]

Christiano Antonucci

O governador de Mato Grosso Mauro Mendes (DEM) e o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, anunciaram na tarde desta segunda-feira (20), o funcionamento do Centro de Triagem contra a Covid-19, na Arena Pantanal. Na ocasião foi realizado uma coletiva de imprensa, onde a redação do site Mato Grosso Mais direcionou sobre a participação do município nesta iniciativa.

O secretário Figueiredo sempre disse, em suas lives, que a porta de estrada para a população buscar tratamento contra a Covid-19 era de responsabilidade dos prefeitos e prefeituras, com essa afirmação perguntou se o centro de triagem tem colaboração da Prefeitura de Cuiabá, se ela foi acionada para fazer parte da iniciativa.

Gilberto respondeu. “Sempre disse e vou continuar afirmando, que a responsabilidade da atenção primária, essa atenção está sobe responsabilidade dos municípios e das prefeituras […] É uma parceria onde nós vamos, tanto para Cuiabá, quanto para VG, como para os 141 municípios, subsidiar com  teste e medicamento, e aqui o Governo do Estado dá uma ajuda maior, por força do grande volume populacional que tem, com a capacidade de atendimento nesses dois municípios”.

O secretário disse ainda que houve uma reunião com o secretário Municipal de Saúde de Cuiabá e de Várzea Grande para que todos estejam alinhados no comportamento deste atendimento, ele disse que quer deixar claro que não é um atendimento para casos agravados de Covid, que não é um ambulatório de atendimento, é somente um centro de triagem.

O governador Mauro Mendes também falou sobre o assunto. “Se existe uma obrigação ela era dos municípios e continua sendo, mas nós estamos nesse momento auxiliando”, disse Mendes expondo que o executivo municipal não foi convidada e não faz parte desta iniciativa.

“Esse centro aqui está sendo montado exclusivamente pelo Governo do Estado de Mato Grosso, o que não exclui a responsabilidade dos municípios de Cuiabá, de Várzea Grande e da baixada ou qualquer um dos 141 municípios de MT com relação aos que eles devem fazer com a atenção básica”, disse o chefe do Executivo Estadual.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *