https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/07/meca-.jpg

APENAS 10 MIL

Meca se prepara para Hajj com número limitado de peregrinos

A Arábia Saudita sediará, a partir de quarta-feira (29), o hajj, a peregrinação de muçulmanos a Meca, com um número reduzido de peregrinos devido à pandemia do novo coronavírus.

Apenas 10 mil sauditas e outros residentes estrangeiros no reino wahhabi poderão realizar o hajj este ano, um dos cinco pilares do Islã. A seleção dos participantes recebeu críticas. (leia mais abaixo)

No ano passado, cerca de 2,5 milhões de muçulmanos completaram a grande peregrinação, muitos deles oriundos de outros países.

A imprensa estrangeira também não poderá cobrir esse evento, já que as autoridades sauditas restringiram o acesso à cidade sagrada aos muçulmanos.

O número de pessoas infectadas com Covid-19 no mundo superou, no domingo (26), 16 milhões, das quais 260 mil na Arábia Saudita.

Os peregrinos, protegidos por máscaras, começaram a chegar no final de semana em Meca, onde foram submetidos a verificações de temperatura e isolamento, segundo as autoridades.

Peregrinos chegam ao aeroporto King Abdulaziz, em Jeddah, na Arábia Saudita, no sábado (25) para participar do Hajj  — Foto: Saudi Ministry of Media/ AP

Também receberam um kit que incluía pedras esterilizadas para o ritual de apedrejamento, álcool em gel, máscaras, um tapete de oração e um ihram, a túnica branca sem costura que os peregrinos devem usar, de acordo com um documento do ministério do Hajj.

Os peregrinos também deverão ser testados para o coronavírus antes de chegar à cidade santa e ficarão em quarentena após a peregrinação.

O governo saudita garantiu que preparou vários centros de saúde, clínicas móveis e ambulâncias para garantir a saúde dos peregrinos, que deverão respeitar as distâncias de segurança.

Seleção ‘opaca’

Os estrangeiros enviaram suas inscrições on-line e Riad prometeu representar 70% dos peregrinos, embora não tenha indicado o número de candidatos e pessoas selecionadas.

Nas últimas semanas, as autoridades receberam uma onda de perguntas e críticas no Twitter daqueles que tiveram negado o acesso a Meca este ano, depois de uma seleção considerada por alguns como “opaca”.

A escolha dos peregrinos foi baseada em “razões de saúde”, defendeu o ministro do Hajj, Mohamad Benten, em declarações à rede saudita Al-Arabiya, na qual descreveu o processo como transparente.

Muçulmanos de 160 países diferentes participaram de um sorteio organizado pelo governo saudita.

“Esse sentimento é indescritível”, comentou à AFP Nasser, um nigeriano residente em Riad, escolhido para fazer o haje.

Os peregrinos sauditas foram escolhidos entre um grupo de militares e profissionais da saúde que contraíram a Covid-19, mas que já se recuperaram, de acordo com as autoridades.

Impacto econômico

A pandemia pode ter um forte impacto econômico na Arábia Saudita, onde o turismo religioso gera cerca de 12 bilhões de dólares (10,6 bilhões de euros) a cada ano.

Após a queda do preço do petróleo e a paralisia da atividade econômica, Riad adotou medidas de austeridade, como cortes no orçamento e suspensão da assistência social.

“A limitação do hajj aos residentes [na Arábia Saudita] representa um custo substancial, mas que a economia pode suportar”, acredita Sofia Meranto, analista do Eurasia Group.

Meranto lembra que Riad espera recuperar uma parte da renda perdida por meio da umra, a pequena peregrinação que teve que ser suspensa em março, mas que pode ser realizada em qualquer época do ano.

Meca sofreu um boom imobiliário nos últimos anos com a construção de shopping centers, casas e hotéis de luxo.

Mas a maioria desses lugares ficou deserta com a pandemia, que afetou inúmeras empresas do setor de turismo saudita, das quais centenas de milhares de trabalhadores dependem.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *