https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/08/screen_shot_2015-02-24_at_10.02.02_am.png

PANDEMIA DA COVID

Hospital fechado para reforma deixa população de dez municípios sem atendimento

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Reprodução

Com o objetivo realizar o trabalho de fiscalização das ações do Executivo, o deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) visitou as instalações do Hospital Regional de Barra do Bugres e ouviu relatos dos sofrimentos vividos pelos moradores da cidade por falta do serviço de saúde. O parlamentar cobrou do governo a reabertura dos setores de  média e alta complexidade.

O governador Mauro Mendes anunciou no dia 25 de maio, a reforma na estrutura física do local. Embora a população esteja enfrentado uma pandemia, a unidade hospitalar encerrou os atendimentos para pacientes que precisam de internação no dia 28 de julho com vistas à melhoria divulgada.  Na unidade, atualmente, funciona apenas os atendimentos de urgências e emergências. Os casos de alta e média complexidade são encaminhados para hospitais de outros municípios e da capital de Mato Grosso.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou, à época, que todo o planejamento e a obra deveriam ser finalizados em até 60 dias; os habitantes de Barra do Bugres e dos 9 municípios vizinhos, entretanto, estão sem atendimento médico.

“ Nos próximos 60 dias, faremos um grande planejamento e todo o projeto vai ficar a cargo da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e da nossa equipe de engenharia”, anunciou Mauro Mendes, na época. Da data do anúncio até o fechamento do hospital, já se passaram mais de dois meses e as obras ainda não tiveram início.

O trabalhador da região de Barra do Bugres, José Milton, contou que estava com os sintomas de Covid-19 há 10 dias. “Eu já estou com os sintomas há mais de 10 dias, agora a minha esposa também está com falta de ar, mas me disseram que aqui não tem aparelho e vamos ter que ir para Cuiabá”, disse José equanto era atendido na recepção do hospital.

“O governador mais uma vez não levou em conta a saúde da população, não teve consideração com o cidadão que terá que buscar atendimento em outra cidade, tendo que se deslocar pra longe de sua moradia. Esse hospital está em condições de funcionamento, poderia estar funcionando nesse momento que muitas pessoas estão morrendo”, lamentou Nascimento.

Elizeu Nascimento apresentou um requerimento, durante sessão extraordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT do dia 29 de junho, cobrando explicações por parte do governo de Mato Grosso sobre a destinação dos R$ 471,46 milhões já recebidos pelo governo à saúde estadual.

Quando estava funcionando, o Hospital Regional de Barra do Bugres também atendia pacientes dos municípios de Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Nova Marilândia, Santo Afonso, Arenápolis, Denise, Nortelândia e Porto Estrela.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *