https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/08/1_000_1wa36u-18675373.jpg

APÓS EXPLOSÃO

Número de feridos em Beirute sobe para 5 mil; 137 morreram

AFP

Líbano – Subiu para 137 o número de mortos na explosão que devastou o porto de Beirute, capital do Líbano, na última terça-feira. O novo balanço foi divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde, que diz que o total de feridos chega a 5 mil. O incidente ocorreu em um hangar que armazenava 2.750 toneladas de nitrato de amônio apreendidas no fim de 2013.

A substância é bastante usada em fertilizantes e inseticidas, mas também na fabricação de explosivos. A suspeita é de que o incêndio anterior à explosão tenha sido o gatilho para a detonação do nitrato de amônio armazenado no hangar.

A energia desencadeada pela explosão deixou um rastro de destruição na capital do Líbano, país que já enfrenta uma grave crise econômica.

Ajuda

Um grupo de 14 bombeiros italianos desembarcou em Beirute na manhã desta quinta-feira para ajudar nas buscas por sobreviventes e na identificação de substâncias perigosas, no âmbito de um programa de cooperação da União europeia.

Quem também está no Líbano é o presidente da França, Emmanuel Macron, primeiro líder internacional a visitar o país após a tragédia. “Quero organizar a cooperação europeia e, mais amplamente, a cooperação internacional”, disse o chefe de Estado.

Além disso, Macron acrescentou que, sem reformas, o Líbano continuará “colapsando”. Um avião militar da Turquia também chegou em Beirute com equipamentos médicos e uma equipe de 34 socorristas.

Já a Comissão Europeia mobilizou 33 milhões de euros para cobrir despesas emergenciais e a proteção de infraestruturas críticas na capital libanesa. Além disso, ofereceu equipes especializadas em substâncias químicas e nucleares e um navio militar com helicóptero para evacuação de feridos.

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) anunciaram ainda nesta quinta-feira que enviarão todo o estoque de pele de tilápia disponível na instituição, 40 mil cm², para ajudar a tratar queimados na explosão que devastou a cidade de Beirute.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *