https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/08/936f47832e2f2e8bbae10f9aa2c56037.jpg

COMBATE AO CORONAVÍRUS

VG adota nova estratégia e vai até os bairros de maior contaminação

SECOM-VG / RAFAELA MAXIMIANO
[email protected]

Reprodução

O sucesso obtido em 16 dias de funcionamento das Barreiras Sanitárias nas entradas de Várzea Grande que atendeu 34 mil pessoas, levou a Secretaria Municipal de Saúde a colocar em prática o Plano de Ação – Várzea Grande contra a Covid-19, uma nova modalidade de atuação que são os bloqueios por regiões ou bairros que apresentaram conforme o 5º Informe Epidemiológico publicado no site oficial do município (www.varzeagrande.mt.gov.br) a maior incidência de casos do Coronavírus.

O Informe epidemiológico é feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e está livre para consultas apresentando dados estatísticos da pandemia e sinalizando que as medidas adotadas surtiram os efeitos esperados, mas que se faz necessária a continuidade das ações, principalmente de distanciamento social, de meios de segurança como uso de máscaras e de higienização.

Nesta quarta-feira (05), começou efetivamente a funcionar o Plano de Ação – Várzea Grande contra a Covid-19. Hoje e amanhã, das 8h às 17h, uma equipe composta por agentes da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Polícia Militar e funcionários das secretarias municipais de Governo e Saúde estão na Avenida Julião de Brito, em frente à antiga Policlínica, hoje Clínica de Atenção a Família, Dr. Lúcio Macedo, Região do Grande Parque do Lago, realizando a blitz e abordando motoristas e pedestres, além de moradores convidados a serem atendidos com consultas médicas, exames e medicamentos.

Na sexta-feira e sábado, dias 07 e 08 de agosto a ação será realizada no bairro José Carlos Guimarães, também das 8h às 17h.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos e o senador Jayme Campos acompanharam os primeiros atendimentos e reafirmaram a disposição da gestão em não deixar que falte atendimento médico, exames e medicamentos de espécie nenhuma para aqueles que necessitarem do Sistema Único de Saúde – SUS, que é gratuito e eficiente, bastando que todos cumpram seu papel.

“Estamos juntos, unidos buscando enfrentar um adversário que não escolhe cor, raça, religião, condição financeira e que já está próximo de 19 milhões de pessoas no mundo e de 700 mil óbitos, portanto, os funcionários da saúde de uma maneira em geral e os gestores públicos tem que se redobrar junto com a população para buscar uma solução definitiva para a pandemia do Coronavírus”, disse Lucimar Sacre de Campos que acompanhou pessoalmente os primeiros atendimentos e está cobrando de sua equipe resultados que estão se traduzindo na recuperação na cura de mais de 80% do total de contaminados.

“Na abordagem conversamos com cada motorista, pedestre ou morados, verificamos a temperatura, fazemos uma entrevista, preenchemos um formulário, para podermos ter uma estatística ao final de todo dia. Os moradores são atendidos na unidade de saúde e os motoristas não precisam sair do veículo. A ação é similar ao serviço prestado nas barreiras sanitárias que realizamos nas entradas da cidade em julho. Caso a pessoa tenha algum sintoma encaminhamos imediatamente aqui para a Clínica de Atenção a Família, que dispõe de testes rápidos, serviço médico e vacinação para H1N1. Também abordamos os pedestres e orientamos sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio da doença, como o uso de máscaras e higienização. Nosso objetivo não é somente de averiguarmos casos suspeitos, mas também fazer uma ação educativa levando orientação à população”, explicou o secretário de Governo e coordenador da Vigilância Sanitária em Várzea Grande, coronel Alessandro Ferreira da Silva.

De acordo com o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, o Plano de Ação – Várzea Grande contra a Covid-19 nos bairros está sendo coordenada pela equipe de Saúde e destacou que nos casos das localidades que não possuem o serviço de atenção básica, como é o caso do bairro José Carlos Guimarães, será montada toda uma estrutura para a realização de testes rápidos, vacinação de H1N1, serviço de tele consulta médica e orientação em geral.

“Após avaliação positiva das barreiras sanitárias realizadas em julho, o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, avaliou que seria indispensável estender o serviço aos bairros. Usamos para isso o mapeamento de incidência de casos realizado pela UFMT. O resultado de todo esse trabalho será importante, pois levaremos à população serviços médicos, orientações, testes rápidos, medicamentos e todo atendimento necessário para se evitar e conter a propagação da Covid-19. É uma determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos, que os serviços atinjam o maior número possível de pessoas”, disse o secretário Diógenes Marcondes.

INVESTIMENTOS EM SAÚDE – A prefeita Lucimar Sacre de Campos verificou pessoalmente o início dos trabalhos do Plano de Ação no Parque do Lago e destacou novos investimentos na atenção básica do município.

“Conversei com os moradores que vieram a unidade de saúde ou foram abordadas nas ruas e constatamos que é necessária essa aproximação do Poder Público junto à sociedade nesse momento de pandemia. Muitos souberam da ação e vieram receber os serviços de saúde. Todos estão tendo a oportunidade de ter atendimento especializado, realizar testes, receber medicamentos em casos de positivação do resultado, além de estendermos a vacinação da H1N1. É a Saúde Pública chegando perto do cidadão”, afiançou a prefeita.

O senador Jayme Campos também sinalizou apoio total a todos os municípios de Mato Grosso para que não faltem recursos para se promover uma saúde de melhor qualidade. “Já conseguimos liberar R$ 40 milhões para mais de 100 cidades levando em consideração a população de cada uma e estamos trabalhando para mais recursos junto ao Ministério da Saúde, pois os gestores municipais e o governador Mauro Mendes necessitam de recursos disponíveis para fazer o enfrentamento a pandemia”, adiantou.

ATENDIMENTO À POPULAÇÃO – Cristiano Pereira, morador do bairro Cristo Rei, ficou sabendo da ação e procurou atendimento logo cedo na policlínica Dr. Lúcio Macedo. “Minha esposa testou positivo para o novo coronavírus e eu busquei atendimento hoje para ver se também estou positivo. Graças a Deus deu negativo, agora teremos maior cuidado em casa. Também estava preocupado, pois sou eu quem faz as compras para minha mãe que já é idosa e não quero transmitir o vírus para as pessoas que amo”.

Na mesma situação se encontra Geny da silva Gonçalves, moradora do bairro Hélio Ponce, região do Parque do Lago. “Meu marido está com a Covid-19 e já está tratando. Hoje quis saber se eu também estou, mas graças à Deus deu negativo. Essa ação é indispensável e muito importante e a prefeita está de parabéns. Estamos nos cuidamos, pois temos netos e filhos”, declarou.

Maria Aparecida Feitosa, moradora do bairro Hélio Ponce, também procurou o atendimento após saber da nova ação pública. “Eu não tenho nenhum sintoma, estou fazendo a quarentena e ficando em casa, cuidado da minha neta e hoje vim fazer o teste e também me vacinar. Foi mais por prevenção”.

Já Fernanda Aparecida da Silva, moradora do bairro Jardim Maringá I, também região do grande Parque do Lago, aproveitou a ação para se vacinar contra a H1N1 e levou seus filhos de 10 anos e de 5 meses para vacinar também. “Como estamos em isolamento e sem contato com outras pessoas, não vamos fazer o teste, mas eu e minha filha de 10 anos nos vacinamos contra gripe e meu bebê de 5 meses contra meningite, que estava previsto na carteirinha de vacinação dele. Mas acho essa ação importante, pois, além de detectar novos casos vai também conscientizar as pessoas dos cuidados para prevenir essa doença”, avaliou a moradora.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *