https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/07/bope_bandidosmortos-1.jpeg

TOTAL DE 6 ÓBITOS

Sobreviventes de ação do Bope denunciam execução sumária ao MPE

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Dois sobreviventes de um confronto entre assaltantes e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) denunciaram a corporação de praticar execução sumária e falsificar o local do crime.

A defesa dos sobreviventes procurou o Ministério Público de Mato Grosso (MPE) para apontar novas versões sobre a ação realizada pelos policiais no dia 31 de julho, data em que 6 homens foram mortos no bairro Jardim Itamaraty, em Cuiabá.

Segundo Givanildo Gomes e Waldir Caldas, advogados de defesa, afirmam que não houve nenhum tipo de confronto entre o grupo – que se organizava para realizar um assalto em uma chácara próxima ao local – e o Bope.

Segundo os sobreviventes, a ação do Bope teria sido premeditada, uma vez que os agentes já tinham conhecimento das intenções do grupo.

Os advogados afirmam que nenhum disparo foi realizado por parte do grupo contra o Bope, uma vez que parte dos envolvidos na ação sequer estariam armados.

Para eles, houve uso da força de forma desproporcional por parte da corporação, que já aguardava os suspeitos com fardas camufladas em uma zona de mata próxima.

Ainda segundo a versão dos dois sobreviventes, também relatam que havia uma outra pessoa no local do crime, que foi poupada, pois teria sido a responsável por denunciar as intenções do grupo para a polícia.

Além dos apontamentos dos sobreviventes, a defesa também juntou à acusação o fato de que no dia cinco de agosto outras duas pessoas foram executadas pelo Bope no bairro Altos da Serra, em Cuiabá. Na ocorrência, os policiais também alegaram a existência de um confronto com os suspeitos.

“De fato, estamos diante de denúncia que apresenta extrema gravidade envolvendo agentes públicos que, em tese, utilizando-se do aparato estatal pode serem autores de diversos crimes hediondos, portanto, a Defesa, neste momento, processual, entende prematuro a incursão no mérito da causa, prudente aguardamos o acesso amplo aos autos e as provas até então materializadas, inclusive, as periciais para manifestação legal”, apontou um dos advogados que atual na defesa dos sobreviventes.

Por meio de despacho do promotor público Samuel Frungilo, feito nesta segunda-feira (10), fica determinado a requisição da instalação de um inquérito policial para investir as denúncias feitas pelos sobreviventes.

“Requisite-se, ainda, a urgente inquirição dos noticiantes e a realização de todas as diligências necessárias para cabal apuração dos fatos”, aponta o despacho.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *