https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/08/DSC_6174.jpg

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Centro de Triagem atendeu mais de 16 mil pessoas em um mês

Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

O Centro de Triagem da Covid-19 atendeu um total de 16.141 pacientes, desde que entrou em funcionamento no dia 22 de julho. A unidade montada na Arena Pantanal tem auxiliado os municípios da Baixada Cuiabana na atenção básica para o enfrentamento da Covid-19.

Os dados são de quarta-feira (19.08), uma vez que o levantamento desta quinta-feira (20.08), quando o Centro de Triagem completa 30 dias de funcionamento, será fechado ao final do dia.

Do total, 2.941 pessoas tiveram o diagnóstico positivo para a Covid-19, para 7.464 atendidos, o resultado foi negativo e 5.736 foram considerados suspeitos de estarem com a doença. Ainda durante o período, 1.130 tomografias foram realizadas por se tratar de um importante exame de avaliação dos pulmões dos pacientes infectados.

Em 30 dias, a farmácia do Centro de Triagem da Covid-19 entregou aos pacientes 8.677 kits de medicamentos para o tratamento precoce da doença. Esses medicamentos foram receitados após realização de consulta com os médicos que atuam na unidade.

Secom-MT

Para a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, que coordena o Centro de Triagem, a unidade é grande sucesso, pois permitiu a identificação de pessoas assintomáticas, evitando a transmissão da doença.

“A pessoa que tinha carga viral sem saber era um potencial transmissor do coronavírus, infectava outros exatamente por não saber se era positiva ou negativa. Com a abertura do Centro de Triagem foi possível identificar e tratar esses pacientes de forma antecipada. Essa ação tem sido muito positiva para o combate da pandemia em Mato Grosso e o trabalho realizado aqui foi muito elogiado pelos atendidos na unidade”, afirmou Patrícia.

Waldeci Donizete Vicente, vendedor ambulante, morador de Várzea Grande, faz parte da parcela da população que buscou atendimento no Centro de Triagem. “O Governo de Mato Grosso está de parabéns, pois fui muito bem atendido. Aqui tem uma equipe legal, que sabe conversar bem com a gente e orientar em tudo o que precisamos. O atendimento aqui está aprovado”, avaliou.

Combate à pandemia

O local conta com uma equipe de 20 médicos, oferece uma estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus, realização de exame com uso do aparelho de tomografia e entrega de medicamento para o tratamento precoce da doença, após consulta com prescrição médica.

Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.

Como funciona o Centro de Triagem

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 700 senhas por dia, sendo 300 emitidas pela internet, através do link: triagem.mt.gov.br, e 400 senhas presenciais, entregues no local, das 6h às 6h45.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 20 de agosto de 2020 às 16:16:37
  • 20 de agosto de 2020 às 13:36:45