https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/08/ap20236487494716.jpg

DESASTRES

Inundações no norte da Turquia deixam mortos e desaparecidos

AP Photo

Inundações repentinas na região do Mar Negro no norte da Turquia mataram cinco pessoas, disse o presidente Tayyip Erdogan neste domingo (23), e as autoridades estavam procurando 11 pessoas desaparecidas.

As enchentes causadas por chuvas excepcionalmente fortes arrastaram destroços e veículos ao longo de uma estrada, deixando-os soterrados na lama, mostraram imagens da província de Giresun. Moradores foram vistos limpando ruas, enquanto máquinas de construção levantavam os destroços e desobstruíam as vias.

Em declaração feita em Istambul, Erdogan disse que as enchentes também se espalharam para as províncias vizinhas, causando ferimentos em Rize e Trabzon.

“Pelos relatos iniciais que recebemos, tínhamos cinco mortos e cerca de 12 feridos como resultado de fortes enchentes”, afirmou Erdogan. “Se Deus quiser, superaremos os danos e a destruição aqui rapidamente.”

A Fundação de Ajuda Humanitária da Turquia (IHH) disse que enviou uma equipe para operações de busca e resgate e que equipes de outras províncias também aguardavam em alerta. Em um comunicado, a entidade informou que não havia acesso ao distrito de Dereli, em Giresun, pela estrada principal depois que riachos transbordaram.

O ministro do Interior, Suleyman Soylu, disse que 153 pessoas tinham sido resgatadas e que quase 1.000 funcionários estavam procurando os desaparecidos. Ele acrescentou que a energia foi restaurada em algumas áreas, mas houve grandes danos à infraestrutura.

“Não esperávamos uma cena tão grave na região”, disse ele a repórteres em Giresun, junto com o ministro do Meio Ambiente, Murat Kurum, que afirmou que 17 prédios desabaram e outros 361 ficaram danificados.Pessoas observam estragos causados por inundação na cidade de Dereli, na província de Giresun, na Turquia, no domingo (23) — Foto: AP Photo Pessoa ferida é retirada de escombros após inundação na cidade de Dereli, na província de Giresun, na Turquia, no domingo (23) — Foto: AP Photo

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *