https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/08/MT-arla-e-s500-2-800x445-1.jpeg

ASSISTA

PRF apreende caminhão causando poluição em Primavera do Leste

PRF

Na tarde de terça-feira (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão, ao verificar que o mesmo estava abastecido com diesel S500 e que o composto de ARLA 32 no reservatório estava adulterado.

Por volta de 13h, os policiais, que fiscalizavam na BR-070, em Primavera do Leste, abordaram o veículo Scania/P 360 A6x2, cor branca e placas de Itatiba/SP. Imediatamente os PRFs perceberam  a presença de óleo diesel de cor avermelhada, no fundo do filtro de combustível do veículo, indicando a presença de diesel S500.

O condutor, de 51 anos, disse que o uso de S500 é por ordem da empresa, a qual possuí parte da frota onde é permitido o uso desse tipo de combustível.

As normativas estabelecem que veículos fabricados a partir de 2012 e acima de 3.856 kg devem ser abastecidos com diesel S10 (de coloração amarela), pois o teor máximo de enxofre liberado na combustão desse combustível, é 50 vezes menor que do diesel S500.

Ainda, ao realizar o teste de pureza da substância ARLA 32 presente no veículo, foi constatado que havia adulteração/contaminação, com resultado apresentando cor roxa, sendo azul a cor da reação quando a substância é pura.

Foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência, em princípio, por causar poluição de qualquer natureza resultante em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, modalidade culposa.

SECOM PRF MT
e-mail: [email protected]
Instagram: @prf_mt

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *