https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Grades.jpg

UNIDADES PENAIS

Visitas virtuais ganham destaque na Semana da Ressocialização

A experiência exitosa de Mato Grosso com as visitas virtuais nas unidades penais diante da pandemia foi tema de uma roda de conversa online que ocorreu nesta quinta-feira (27.08), durante a Semana de Ressocialização. Até o final de julho, quase 65 mil atendimentos foram realizados nas 48 unidades penais mato-grossenses.

Um trabalho que contou com a colaboração de todo o Sistema Penitenciário e que recebeu uma atenção especial do Poder Judiciário e parceiros. A superintendente de Políticas Penitenciárias da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, Michelli Egues Monteiro, lembrou que o modelo criado por Mato Grosso serviu como referência em outros estados.

“Percebemos que essas boas práticas que estão sendo adotadas em Mato Grosso – e a maior delas, a das visitas virtuais – tem inspirado outros estados brasileiros, que adotaram o mesmo modelo. O que significa dizer que o Sistema Penitenciário de Mato Grosso tem servido de modelo para o Brasil”, disse Michelli.

Este trabalho foi reconhecido também pelo defensor-público convidado para a troca de experiêncisa, André Rossignolo. “Essa é uma tecnologia que veio para ficar e temos muitos frutos a colher no futuro. A Defensoria Pública conseguiu se manter próxima mesmo durante a pandemia graças a essas videochamadas”, destacou o defensor.

O secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso, Flávio Ferreira avaliou as visitas virtuais como uma tecnologia que não terminará com o fim da pandemia. “Além de toda a facilidade que a visita virtual proporciona ainda há a questão da economia aos cofres públicos que isso gera, então é um modelo que veio para ficar”, destacou Flávio.

A experiência do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) foi igualmente exitosa. Ao todo, 2.500 visitas virtuais foram realizadas, além de 300 atendimentos online realizados pela Defensoria Pública, 280 atendimentos online por advogados e um total de 145 audiências virtuais.

“Esse contato online aproximou e valorizou as relações familiares dos presos. Teve um caso de um pai que viu a própria filha casar. E tem também casos de familiares que moram em outros estados e que não tinham como vir a Mato Grosso e por meio da visita virtual isso foi possível”, finalizou Michelli Egues.

Semana de Ressocialização

A Semana de Ressocialização segue até esta sexta-feira (28.08), quando reunirá autoridades como o juiz de Direito da 2º Vara Criminal de Cuiabá, Geraldo Fidélis, o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário (GMF), desembargador Orlando Perri, o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, entre outros.
A roda de conversa virtual acontece às 15h e pode ser acompanhada pelo link: https://meet.google.com/nxj-ryvx-trx.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *