https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/09/pig-752557_1920-768x512-1.jpg

COMÉRCIO

Argentina suspende importação da Alemanha por causa da peste suína africana

A Argentina suspendeu as importações de carne suína e outros subprodutos da Alemanha, após a notificação de um caso de peste suína africana no país europeu, informou no sábado, 12, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar argentino (Senasa).

Em comunicado publicado no site do governo, o Senasa acrescenta estar analisando quais providências serão tomadas com relação ao comércio do produto com o resto da Europa, de modo a garantir o cumprimento dos protocolos sanitários.

“Da mesma forma, analisa-se a suspensão de importação dos restantes países europeus até que haja comunicado à Argentina sobre as medidas de mitigação de risco estabelecidas para esta notificação e o reforço e adaptação das ações de vigilância, de acordo com as recomendações internacionais da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, diz o comunicado.

O caso

Na quarta-feira, 9, a Alemanha anunciou que havia um caso suspeito. O Laboratório Estadual Berlin-Brandenburg suspeitou de uma carcaça de javali que foi encontrada a poucos quilômetros da fronteira com a Polônia, no distrito de Spree-Neisse. A confirmação veio na quinta.

No Twitter, o ministério ressaltou que a doença não é contagiosa para humanos e que o consumo de carne de porco é seguro.

Segundo o governo alemão, a peste suína africana é uma infecção viral grave que afeta apenas porcos domésticos e javalis. A doença animal tem se espalhado especialmente nos países do leste europeu desde 2014.

 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *