https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/09/DILVUGACAO-SXC.jpg

DEMANDA INTERNA

Brasil já importou quase 500 mil toneladas de soja em 2020

Os bons e elevados preços pagos pela soja no mercado interno e externo tem deixado o estoque brasileiro em baixa. Para atender a demanda pelo grão, a solução tem sido importar soja e, até agosto, o país já comprou quase meio milhão de toneladas, maior montante dos últimos 6 anos.

Os dados são do Ministério da Economia.

De janeiro a agosto o Brasil importou exatamente 499,7 mil toneladas de soja, impressionantes 212% a mais que no mesmo período de 2019. Desde 2014 (555,9 mil toneladas) o país não comprava tanta soja do exterior no período.

“De fato os preços no Brasil apresentam uma forte distorção e estão muito caros para quem é do país. Mesmo com dólar elevado, vale mais a pena importar e faz sentido fazer isso para estados que estão próximos à fronteira. A demanda interna segue aquecida e não temos muita oferta de soja”, diz o analista da consultoria Safras, Luiz Fernando Gutierrez.

Deste total, 95% veio diretamente do Paraguai, ou seja 475 mil toneladas. Pela proximidade, quase tudo entrou pelo Sul do país, que recebeu 478 mil toneladas, dos quais 470 mil entraram pelo Paraná.

“O Paraná é o maior estado comprador por estar próximo a fronteira e por demandar muito grão nesse momento”, diz Gutierrez.

Agosto

Se considerar apenas os resultados de agosto, o país importou 80,9 mil toneladas, 470% a mais do que em agosto de 2019. O Brasil não importa tanta soja em agosto desde 2003, quando comprou 130 mil toneladas no mês.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *