https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/09/espaco-para-plantar-tomates-horta-e-tomateiro-em-casa.jpg

FAPEMAT

Projeto de pesquisa pode melhorar produção de tomate no estado

O projeto de pesquisa intitulado “Tomaticultura, aspectos quantitativos e qualitativos em diferentes tipos de ambiências”, desenvolvido pelo agrônomo Marcio Roggia Zanuzo, apresenta resultados parciais promissores para o aumento da produção de tomates em Mato Grosso.

Zanuzo é especialista em pós-colheita de frutos e hortaliças na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – campus Sinop – e realiza a pesquisa em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com financimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

O Brasil tem hoje 54.966 hectares de tomate plantados, sendo que os maiores produtores são os estado de Goiás com 12.617 ha e São Paulo 11.176 ha. Mato Grosso tem apenas 178 ha de tomateiros e representa menos de 1% da produção nacional, mas há grande potencial para crescimento com o uso de novas tecnologias.

Conforme explica o pesquisador, “temos um clima muito quente, e tanto no período de chuvas como no da seca o plantio de tomate sofre redução produtiva em função do stress fisiológico”.

O experimento está sendo desenvolvido em três ambientes diferentes. O primeiro utiliza uma estufa com placas de policarbonatos alveolares, o segundo faz uso de uma estufa com plástico filme tradicional e no terceiro o tomate é plantado em campo aberto.

O ambiente protótipo de policarbonato teve um melhor resultado na condição climática
Créditos: Arquivo/pesquisador

No estudo, a placa de policarbonato é bombeada com água, para reduzir a incidência de radiação infravermelha e aumentar a temperatura interna. Com isso, é esperado que o stress fisiológico do tomateiro seja reduzido, o que aumentará a produção e a qualidade do fruto. A equipe do projeto, que acompanha o cultivo há meses, observou que o ambiente protótipo de policarbonato teve o resultado esperado, com melhor temperatura interna.

“A partir da validação dos resultados parciais, essa cultivar pode beneficiar a agricultura familiar e assentamentos rurais em todo estado” avalia o pesquisador.

O tomate que é uma hortaliça de grande apreciação comercial e amplamente consumida.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *