https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/09/WhatsApp-Image-2020-09-24-at-17.12.04.jpeg

DESVIOS

Viaduto José Maria Barbosa representa transformação na mobilidade urbana e economia

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Uma obra que vai melhorar a vida de 10 mil pessoas de forma direta e aproximadamente 90 mil indiretamente, zerando um congestionamento de veículos com espera de mais de 30 minutos, em horários de pico. Segundo o estudo de viabilidade realizado para a implantação, esse será o principal benefício gerado pelo viaduto José Maria Barbosa – Juca do Guaraná “Pai”, que deve ser entregue para o usufrutuo da população nas próximas semanas. O elevado está em plena construção na Avenida Edna Maria Albuquerque Affi (Av. das Torres).

“Além da redução no tempo de locomoção, a estrutura será uma importante mola propulsora para o crescimento das atividades econômicas situados ao redor da obra. Igualmente, com a implantação do viaduto planejamos a melhoria no acesso aos serviços sociais instalados na região Leste e o aumento das condições de segurança para aqueles que trafegam diariamente pelo local”, explica o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

A edificação do elevado segue conforme as especificações da equipe de engenharia da Prefeitura de Cuiabá e de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Conforme o projeto, a estrutura possui 200 metros de cumprimento, 18 metros de largura, e aproximadamente 150 metros de muro de terra armada. A obra é coordenada pela Secretaria de Obras Públicas, que conta com parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) nas ações voltadas para o trânsito durante a execução dos trabalhos.

No local, já foram finalizadas a primeira e segunda etapa – conhecidas como meso e infraestrutura, que compreendem a fundação das estacas raízes, concretagem das bases, levantamento dos pilares de sustentação e dos pórticos. Neste momento, a obra encontra-se no último estágio – chamada de superestrutura, na qual já foi feito a instalação das vigas de concreto, construção das pré-lajes e concretagem laje.

Atualmente, o trabalho está concentrado na construção do muro de terra armada, da laje de transição, da rede de drenagem nas laterais, adequação da rotatória e iluminação na parte superior do viaduto.

DESVIOS

Como a obra entrou em uma nova fase de trabalho, desde julho a Semob implantou novos desvios para atender demanda do trânsito da região. Agora, nenhum tipo de acesso pode ser feito pela rotatória da Avenida Itália com a Avenida das Torres e o trânsito nas proximidades só é permitido para acesso aos moradores da localidade. As vias que receberam interdição ou servem de desvio foram sinalizadas.

Os condutores que saem do Jardim Imperial, Tijucal, Pedra 90, seguindo no sentido centro, só conseguirão trafegar pela Avenida das Torres até o desvio implantado na Rua Marques de Pombal (esquina do Posto BR). As pessoas que normalmente acessavam do bairro CPA, devem pegar a Estrada do Moinho e se deslocar até o bairro Pedregal para poder ter acesso a Avenida Dante Martins de Oliveira.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *