https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/09/expointer.jpg

INOVAÇÃO

Expointer 2020 é vitrine de melhoramento genético e rusticidade

Por meio de plataformas digitais, o público da Expointer pode acompanhar palestras técnicas e os demais eventos em tempo real. Além disso, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), segue como a principal vitrine de melhoramento genético e de rusticidade.

Os julgamentos de ovinos seguiram durante o dia nesta terça, 29. Na Expointer deste ano são 230 animais de oito raças, um terço da edição anterior. Por outro lado, novos criadores estão presentes, como Lucas Roscamp, que é de Santa Catarina e enxerga na feira uma oportunidade de ampliar ainda mais o conhecimento da raça de ovinos texel.

“A gente veio, na verdade, pela primeira vez como expositor e  viu que o evento era grande e importante pra ovinocultura e, esse ano, a gente resolveu trazer os animais. Estava preparado pra trazer mais, mas como foi cancelada a Expointer normal, a gente soltou os animais pro campo e resolvemos preparar novamente quando criaram a Expointer Digital. Viemos porque a feira é um expoente da ovinocultura”, disse.

Os esforços para realizar a feira este ano levam em consideração o viés genético dos rebanhos ,já que a Expointer alia rusticidade e melhoramento das raças. O gado holandês, por exemplo, passa por uma pesquisa que busca gerar parâmetros para os produtores do Rio Grande do Sul. A ideia é fazer o levantamento de altura e peso das novilhas e fazer o comparativo com os melhores rebanhos do mundo, que hoje estão no Canadá e Estados Unidos

 

“O básico é nós termos o nosso parâmetro para o nosso produtor saber o quanto ele tá criando o correto ou o quanto podemos melhorar para ter um melhor animal de qualidade, crescimento e desenvolvimento visando uma produção aqui na ordenha”, disse o veterinário Rubimar Franco.

Em uma feira como a Expointer, Os cuidados com o conforto térmico e alimentação, além da estética fazem toda a diferença na hora do julgamento. Todo esse cuidado é para evitar lesões e estresse do animal antes de ir a julgamento, como nos conta o preparador e nutricionista Cleber Machado. “O preparador tem que realçar a qualidade do animal. O julgador busca o animal ideal da raça, então o preparador faz todo esse trabalho para realçar a melhor qualidade do animal”, contou.

Em razão da pandemia, cerca de 1.019 animais de 18 raças devem passar pelo parque, o que representa 30% dos inscritos do ano passado. “Achamos que isso por si só já é uma grande vitória se considerarmos uma seca sem precedentes desde 2012 e esse cenário de pandemia. Portanto, a expectativa é de apontar os números e temos a convicção que a feira de 2020 entrará para história por não deixar passar em branco os 50 anos do Parque Assis Brasil e projetar a feira, quem sabe, para os próximos 50, 100 anos”, disse o presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia.

Na programação da Expointer Digital também estão previstas palestras técnicas para gado de corte, que vão ser realizadas nos próximos dois dias, como explica o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Na pecuária em particular, esse encurtamento das distâncias via online tem possibilitado muitos aprendizados muitos aprendizados e tem possibilitados a nós, como universidade, que levamos conhecimento de extensão a todo o agronegócio, outras oportunidades. Tem facilitado transmitir conhecimento de uma forma muito rápida e abrangendo um público-alvo extremamente representativo das cadeias produtivas”, finalizou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *