https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/10/WhatsApp-Image-2020-10-01-at-09.09.26.jpeg

SMILE TRAIN

Dia Mundial do Sorriso traz campanha sobre fissura labiopalatina em crianças

DA ASSESSORIA / BEATRIZ SARTUNINO
[email protected]

Divulgação

Todos os dias, 540 bebês, no mundo, nascem com fissura labiopalatina, um problema de saúde sério com complicações potencialmente fatais, como dificuldade para comer, respirar, ouvir e falar. Entre os dias 28 de setembro a 02 de outubro, a organização internacional filantrópica Smile Train, que também funciona em Cuiabá, está realizando a Semana Internacional da Fissura Labiopalatina, antecedendo a primeira sexta-feira do mês de outubro, quando é celebrado o “Dia Mundial do Sorriso” (02.10).

A proposta é levar a mensagem de conscientização sobre a Fissura Labiopalatina, e formar multiplicadores que ajudem a disseminar a importância do trabalho da Smile Train, que sobrevive de doações para um único propósito: tratamento gratuito a crianças com fissura labopalatina, que lhes permitam recuperar o sorriso para sempre.

Ao longo da vida, com a fissura labiopalatina não tratada, a pessoa pode ter problemas relacionados à autoestima, bullying, crises de ansiedade, entre outros problemas.

Uma fissura labiopalatina ocorre quando certas partes e estruturas da face não se fundem durante o desenvolvimento fetal. Apenas uma análise genética pode determinar a real causa.

A boa notícia é que a fissura de lábio ou palato é uma condição clínica que pode ser tratada com cirurgia reconstrutiva e serviços essenciais complementares de tratamento não cirúrgico.

No entanto, há muitos obstáculos que podem ser encontrados por pessoas com essa condição, que podem impedi-las de ter a cirurgia e o tratamento de que tanto necessitam: falta de informação sobre as opções de tratamento, pouco ou nenhum recurso financeiro para cobrir o custo da cirurgia e dificuldades de deslocamento até os centros de tratamento são apenas algumas das barreiras.

Em Cuiabá existem profissionais que atuam pela Smile Train, sendo parceiros, possibilitando que o custo tratamento seja um valor simbólico de R$ 800 para ajudar no acompanhamento das cirurgias, já que o tratamento é multidisciplinar e conta com o trabalho de psicólogos, odontologistas, nutrológos e fonoaudiólogo.

O Hospital Universitário Júlio Müller e Hospital Geral já atenderam mais de 1,2 mil crianças da capital e do interior, por meio da parceria com a Smile Train. Por isso a Smile Train realiza campanhas de doações e necessita deste apoio financeiro da população, para que continue atendendo essas crianças.

A cirurgia é apenas o primeiro passo. O paciente também necessita de suporte nutricional, cirurgias complementares, tratamento ortodôntico, fonoaudiológico, suporte emocional, entre outros.

“A celebração da Semana da Fissura Labiopalatina para Smile Train, representa um marco de divulgação para a causa da fissura em toda América Latina e agora também na Europa. A ideia de divulgar a causa, o que é fissura, de envolver todos os parceiros em atividades recreativas com os pacientes e suas famílias e de ampliar a rede de apoiadores foi o que impulsionou a organização a criar essa semana. Os resultados são: engajamento de profissionais e centros parceiros, trocas de experiências através de treinamentos cirúrgicos, workshops e grande visibilidade para a comunidade em geral com assuntos relacionados a fissura labiopalatina”, destaca a diretora Smile Train para América do Sul, Mariane Manfredini Goes.

O jornalista Menotti Giggi, embaixador da Smile em Cuiabá, há um ano, destaca que o evento é para divulgar a causa da fissura labiopalatina, o trabalho da organização e também promover captação de doações.

A meta em 2020, no Brasil, é arrecadar R$ 54 mil que correspondem a 67 sorrisos criados até o Dia das Crianças, em 12 de outubro.

A programação pode ser conferida no perfil www.facebook.com/smiletrainbrasil.

Para doar em Cuiabá https://www.vakinha.com.br/vaquinha/cuiaba-muito-sorrisos-2020.

SMILE TRAIN

A Smile Train é uma instituição filantrópica internacional, líder mundial no tratamento de fissura labiopalatina, que promove uma solução sustentável e um modelo de saúde global escalável para o tratamento de fissuras, empoderando profissionais de saúde locais com treinamento e provendo recursos e financiamento para ajudar a fornecer cirurgia e tratamentos complementares de fissura labiopalatina gratuitos a crianças em todo o mundo.

Isso tudo para melhorar drasticamente a condição dessas pessoas, a fim de que elas tenham uma vida próspera, saudável e independente.

A Smile Train está presente há 20 anos no Brasil, com 40 centros de tratamento parceiros, em 23 unidades da federação. Mais informações (21) 97285-4971.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *