https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/10/81d1828e73c7ef229e2287864e4a1890.jpg

FOTO FAKE

Medeiros publica foto de 2018, como se fosse do Pantanal “renascendo”

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Cometendo nova gafe e tentando enganar novamente seus seguidores, o deputado federal José Medeiros (Pode) publicou uma ‘foto fake’, como se fosse atual do Pantanal mato-grossense, mas, na realidade a imagem é capa de um livro de 2018.

Em seus devaneios, o parlamentar acrescentou ao fake a seguinte legenda: “O Pantanal – orgulho dos mato-grossenses – entardecendo, renascendo e a vida mostrando sua força…”, ao lado de uma bandeira do Brasil.

Na legenda da imagem, o parlamentar informou a seus seguidores no Facebook que seria um registro do bioma “renascendo” após os incêndios que já queimaram mais de 2,5 milhões de hectares só em Mato Grosso.

Desconfiado, um usuário achou estranha a situação e questionou o deputado: “incrível o fuso horário, aqui no Maranhão já é noite, sério que agora que está entardecendo no Mato Grosso, ou foto já tirada horas antes? Abraços Senador!”.

Bancando sua mentira, Medeiros manteve a afirmação de que se tratava de uma foto atual do Pantanal e respondeu: “Foi tirada ontem… – sábado (3) – Fim da tarde. Um fotografo de uma página chamada PacoDeCasa no Instagram”. “Pantanal respirando”, afirmou.

A imagem

O site RD News, fez uma checagem e identificou que a informação é falsa. Por meio da busca reversa de imagens do Google, a reportagem rastreou a foto até o livro “Ciências – 6º Ano”, da autora Elvira Sampaio. O livro foi publicado em 2018 pela editora Edebê com a imagem na capa e serve de material didático escolar.

Compare:

Com informações do RDNews

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *