https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/10/queijos-artesanais-selo-arte-640x424-1.jpeg

DIA ESPECIAL

Tereza Cristina entrega Selo Arte a produtores de queijo de Goiás

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, participaram neste sábado, 3, no Sindicato Rural de Alexânia, da entrega do Selo Arte a produtores de queijo artesanal. Goiás é o primeiro estado do Centro-Oeste a conceder o selo.

A certificação foi entregue aos produtores de queijarias artesanais da Fazenda Coqueiral (Corumbá de Goiás), Santa Fé da Lagoinha (Santo Antônio do Descoberto) e Queijaria Lima (Alexânia).

O Selo Arte permite a venda dos alimentos, como lácteos e cárneos, produzidos de forma artesanal em diversos estados, abrindo oportunidade para o produtor incrementar sua renda. É também uma garantia de que o produto foi fabricado conforme características e métodos tradicionais ou regionais próprios, além de seguir as boas práticas agropecuárias e de fabricação. O produto artesanal é submetido à fiscalização de órgãos de saúde pública dos estados e do Distrito Federal.

O Ministério da Agricultura estabeleceu os critérios para a comercialização interestadual dos produtos com base no cumprimento das exigências sanitárias e dos requisitos de excelência de produção artesanal, que evidenciam o vínculo cultural e territorial.

Os estados e o Distrito Federal são responsáveis pela concessão do Selo Arte e pela fiscalização dos produtos, cabendo ao Ministério da Agricultura coordenar a implementação da política e realizar a gestão do sistema de concessão e controle do Selo. Cada selo tem um número de rastreabilidade para identificação do produtor, data e local de fabricação do produto.

ntes do Selo Arte, esses produtos artesanais de qualidade não podiam ser comercializados além de seus estados de origem, o que trazia prejuízos para produtores e consumidores.

Em Goiás, a concessão é feita pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Além das três queijarias contempladas, mais sete estabelecimentos já estão com projetos aprovados.

A ministra parabenizou os produtores que receberam o selo. “Hoje vocês vão representar uma serie enorme de produtores do estado de Goiás. Que essa rota do turismo rural possa implementar essa gastronomia tão gostosa de Goiás e de outros estados do país”.

O produtor rural Rafael da Silva Lima, da Queijaria Lima, disse que a assistência técnica fez com que ele pudesse aumentar a sua produção, com a ajuda dos filhos “Hoje é o dia da nossa vitória”, disse.

Outros cinco estados já concederam o Selo Arte: Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Pará e Espírito Santo.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *