https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/10/1390261e-2d4a-427d-95a2-cf7116dbce1b.jpg

8 DE ABRIL

Escultura some após ser retirada de praça em Cuiabá para reforma

A escultura “Árvore de Todos os Povos” que seria recolocada na Praça 8 de Abril, em Cuiabá, após ser revitalizada, sumiu.

A escultura de Wlademir Dias Pino estava guardada na Secretaria de Segurança Urbana depois de ter sido substituída por uma fonte coberta de pássaros. Após protestos de artistas da capital, ela seria recolocada.

A Praça 8 de Abril passou por obras no ano passado e foi reinaugurada em dezembro de 2019, com investimento de R$400 mil.

Nela havia duas obras de artistas plásticos de Mato Grosso, sendo um painel de Adir Sodré e a escultura “Árvore de Todos os Povos” de Wlademir Dias Pino.

O painel foi coberto por uma tinta verde e a escultura foi substituída por uma fonte coberta de pássaros. Vários artistas protestaram, alegando que o espaço perdeu importantes características culturais após ter sido alterado.

Em janeiro deste ano, o secretário de Cultura, Francisco Vuolo, anunciou que a escultura seria recolocada e o painel seria pintado novamente por Adir Sodré, mas ele faleceu em agosto deste ano e a escultura sumiu.

Em nota, a Secretaria de Cultura do Estado (SEC) diz que está providenciando a construção de uma réplica para substituir a antiga estrutura, mas ainda não há definição se a obra será recolocada na Praça 8 de Abril ou em outro espaço.

Em relação à pintura de Adir Sodré, a prefeitura estuda uma forma de homenagear o artista.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *