https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/10/1470235579768.jpg

MERCADO

Preço da carne atinge maior valor da história e impulsiona cotações do boi gordo

O preço da carne bovina atingiu o maior valor da série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A cotação da carcaça bovina, com os cortes traseiro, dianteiro e ponta de agulha, no atacado em São Paulo, chegou a R$ 17 o quilo. Dessa forma, acumula uma alta de mais de 18% em 2020.

O consultor do Itaú BBA, César de Castro, considera como surpreendente o desempenho dos preços da carne e que isso está impulsionando a arroba do boi.

“Acho que a grande surpresa é a carne sim, ela está muito firme e ela que empurra o boi. É claro que temos as exportações para a China, mas a maior parte da produção fica no mercado doméstico. E se a carne não estivesse subindo, o boi não teria como ir no mesmo passo”, analisa.

O auxílio emergencial pago pelo Governo Federal é um dos principais fatores a sustentar a alta da carcaça bovina, de acordo com Castro.

“Nunca vimos preços tão elevados de carne em termos reais. E esse ano tem um componente adicional, que eu pessoalmente acho que é bem relevante, que é o auxílio emergencial. Está ajudando bastante o consumo de todos alimentos, entre eles, a carne. Temos um anabolizante no consumo, que é este efeito”, afirma.

Segundo o consultor, há dúvidas se a exportação consegue sustentar as cotações com a queda do consumo a partir do fim do auxílio.

“A exportação já não tem o mesmo spread que tinha em abril e maio. Pois, a gente tinha preços em dólares um pouco mais altos e o boi mais barato. De lá para cá, o boi só subiu e o preço em dólares caiu. E não tivemos mais ajuda da desvalorização cambial. Portanto, diminuiu muito a margem da exportação. Então, deveremos ter menos margem de manobra para altas do boi”, estima.

Por fim, César de Castro avalia que o preço deve seguir firme até o final do ano. Porém, após a virada de ano, as carnes em geral caem, segundo ele.

“Neste momento, o produtor deve ser bastante prudente e tomar cuidado para não escalar muito as operações em níveis muito elevados de preço”, finaliza.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *