https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/10/lucas.jpeg

EM LUCAS

Operação conjunta resulta em prisão, apreensões e morte de suspeito de liderar facção criminosa

PJC-MT

Uma ação conjunta das forças de segurança resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e um de prisão, nesta quinta-feira (08.10) e sexta-feira (09.10), em Lucas do Rio Verde (334 km ao Norte de Cuiabá). Os alvos eram suspeitos de liderar uma facção criminosa envolvida em diversos crimes, em especial tráfico de drogas. Um deles, identificado como um dos líderes do grupo na região, foi atingido durante troca de tiros com os policiais, na quinta-feira (08.10), e morreu após dar entrada no hospital da cidade.

Participaram da operação integrantes da Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Além da prisão, seis pessoas foram conduzidas, entre elas, uma é menor de idade. Foram feitas apreensões de substâncias análogas pasta base de cocaína e maconha, armas, dinheiro, celulares, duas motocicletas e uma televisão.

De acordo com o titular da Delegacia de Lucas, Daniel Santos Nery, a ação desta quinta-feira dá continuidade à operação Reclusos, que tinha como alvos membros de facção criminosa atuantes no tráfico de drogas na cidade. Na primeira fase, deflagrada no mês de julho, 11 membros do grupo foram presos, entre cumprimentos de mandados de prisões preventivas e flagrantes.

“Na época, o objetivo era desarticular as lideranças que fomentavam o tráfico de drogas em Lucas do Rio Verde, porém um dos suspeitos continuava foragido. Era um alvo importante, uma vez que como ele não foi preso, acabou assumindo o tráfico na cidade inteira”, explicou o delegado.

As buscas pelo suspeito ocorriam há aproximadamente dois meses. Com informações de um possível endereço e de que outro líder do grupo teria chegado de Cuiabá e estaria escondido em sua residência, o delegado Marcello Henrique Maidame representou pelo mandado de busca e apreensão, o qual foi deferido pela Justiça e cumprido nesta operação integrada.

Segundo as investigações, os suspeitos eram sócios no crime de tráfico e tinham status de chefia na facção criminosa, um deles atuando como “disciplina” e o outro como o responsável pelo envio rotineiro de drogas que seriam distribuídas na cidade. Em posse da ordem judicial, os policiais passaram a monitorar a residência, conseguindo confirmar a identidade dos suspeitos.

Troca de tiros

No momento em que anunciaram a presença da polícia, os suspeitos saíram para o quintal, um deles com a arma na mão, enquanto o outro tentou fugir pulando o muro e acabou detido. O suspeito armado tentou voltar para dentro da casa, momento em que foi cercado pela equipe, dando início a troca de tiros em que acabou atingido. De imediato, o suspeito foi encaminhado para o hospital com vida, porém não resistiu aos ferimentos e morreu.

Em buscas na residência, foram apreendidas porções de maconha embaladas para a venda, um tablete da mesma substância, R$ 14.305 em dinheiro provenientes de tráfico, cadernos de anotações, e aparelhos celulares que os suspeitos quebraram quando perceberam a chegada dos policiais. Dentro de um veículo Corolla, utilizado pelos suspeitos, foi encontrado mais um aparelho celular e outras porções de drogas.

O suspeito que teve o mandado de prisão cumprido era conhecido pela polícia, alvo de investigações anteriores e já foi preso por tentativa de homicídio e tráfico de drogas. Ele também é condenado por arrombamento de caixas eletrônicos cometidos no estado de Rondônia. “Não há dúvidas sobre o vínculo deles, que eram unidos na atividade do tráfico. Por medo de ser preso, o procurado se mudou para Cuiabá e somente vinha a Lucas do Rio Verde às vezes, porém continuava atuando no envio contínuo de drogas”, explicou Maidame.

Apoio Aéreo

Segundo o coordenador do Ciopaer, coronel PM Juliano Chiroli, a equipe do Águia 03 decolou da cidade de Sorriso para Lucas do Rio Verde para apoiar as esquipes de solo, fazendo a saturação. “Após dar apoio nos pontos de cumprimento dos mandados, a equipe fez patrulhamento aéreo na cidade, saturando alguns bairros com alto índice criminal”.

O comandante do Batalhão de Lucas do Rio Verde, tenente-coronel PM Paulo Secci, ressaltou a integração das forças de segurança durante a operação. “Foi uma ação conjunta realizada com o empenho das instituições, e destaco também o apoio do comandante da PM de Mato Grosso, coronel Assis, e do comandante regional, coronel Fernando, com todo o aparato necessário para garantirmos a segurança à sociedade luverdense”.ij

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *