https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/10/ifmt.jpeg

CURSOS TÉCNICOS

IFMT suspende provas e processo seletivo para cursos técnicos será feito por sorteio

O processo seletivo para entrada de alunos no Instituto Federal de Mato Grosso para cursos técnicos em 2021 será através de sorteio.

A seleção era feita, até então, através de provas presenciais. A decisão foi tomada na última quarta-feira (7) pelo Conselho Superior do Instituto Federal de Mato Grosso.

De acordo com o IFMT, o novo processo será feito por causa da pandemia da Covid-19, como medidas de prevenção para os estudantes, candidatos, servidores e familiares.

A estudante Anna Julya da Silva, de 14 anos, está se preparando há dois anos para cursar o nível médio integrado ao técnico no IFMT. No ano passado, ela fez o processo seletivo e foi aprovada.

No entanto, como ainda cursava o 8° ano, não cumpria os requisitos necessários para ingressar no curso. Por isso, este ano, ela manteve os estudos e continuou se preparando.

O pai de Anna Julya, Fábio Minas Novas, afirma que essa mudança irá afetar o futuro da filha.

“A Covid não pode ser justificativa plausível para colocar o sonho, os anos de estudos e o futuro dos nossos filhos à ‘sorte’. Nesse ano, mesmo com a pandemia, ela manteve os estudos objetivando seu sonho. Vários adolescentes vêm se preparando para o processo seletivo e não é justo que tenha seus objetivos educacionais na mão de um sorteio”, ressalta.

Fábio defende a revisão da mudança. “Existe a possibilidade de avaliações, processos seletivos a distância. Acreditamos ainda que há também condições de fazer o processo seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde”, afirma.

Para os cursos superiores, a forma de seleção será pela nota geral do Enem de anos anteriores (2015 a 2019) para 70% das vagas e por análise do histórico escolar do ensino médio para 30% das vagas.

Segundo a resolução, alguns institutos federais já utilizam o sorteio público para o ingresso em 2021/1.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *