https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/10/e4513d5e957428c3a2c6a8c93774c27e.jpg

BUSCA E APREENSÃO

Polícia Federal deflagra operação contra desvios de verbas públicas em MT

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (21) a Operação “Circumitus” para combater desvios de recursos públicos em Cuiabá e em Campo do Parecis (385 km de Cuiabá). Uma candidata a vereadora teria sido alvo da ação policial.

A Operação Circumitus consiste no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão em residências, sedes de empresas e órgão público. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na empresa Protege, no bairro Jardim Califórnia, em Cuiabá, na casa do dono da empresa e na prefeitura e no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Campo Novo do Parecis.

Além disso, a justiça decretou o sequestro de valores de dois investigados.

Agentes da Controladoria Geral da União (CGU) acompanham os trabalhos. Os nomes dos envolvidos não foram revelados.

A ação da PF visa desarticular o esquema criminoso de fraudes e desvio de recursos públicos no instituto nas áreas da educação e infraestrutura. O montante dos recursos envolvidos é de aproximadamente R$ 4,8 milhões.

As investigações tiveram início a partir de trabalhos internos da CGU que identificaram pagamentos de notas fiscais de um possível fornecimento de gêneros alimentícios no mês de janeiro deste ano para alimentação escolar, sendo que neste período os alunos estavam em período de férias escolares.

Também foi possível constatar que os produtos não foram entregues pelas empresas contratadas, porém foram pagos integralmente. Somente nesta ocasião foram desviados cerca de R$ 127 mil.

O contrato de manutenção preventiva da infraestrutura do campus também foi vistoriado e apresentou indícios de irregularidades.

Os servidores públicos estariam exercendo pressão sobre responsáveis pela fiscalização de contratos para liquidação e pagamento de notas fiscais, muitas vezes sem que se verificassem a execução completa do respectivo serviço ou fornecimento de material.

EM ATUALIZAÇÃO

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *