https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/10/recep-erdogan-presidente-turquia-28102020125827064.jpeg

ENTENDA O CASO

Turquia promete retaliar charge de Erdogan na ‘Charlie Hedbo’

O governo da Turquia anunciou nesta quarta-feira (28) que atuará de maneira oficial contra a revista francesa “Charlie Hebdo”, por causa da publicação de uma caricatura do presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.

“A Turquia tomará todas as medidas legais e diplomáticas necessárias, em resposta a uma charge do presidente Tayyip Erdogan no semanário satírico francês Charlie Hebdo”, indicou comunicado do gabinete da presidência que foi enviado à imprensa.

“Nossa luta continuará até o fim, de uma forma saudável, mas decidida, diante dessas medidas maliciosas e insultantes”, completa o texto.

Pouco depois, o presidente turco se manifestou e garantiu que “sequer olharia” a capa da publicação e voltou a condenar as charges de Maomé publicadas pela revista.

“Não preciso dizer nada sobre essas pessoas desonrosas que insultam meu profeta. Minha tristeza e ira não se devem ao atroz ataque contra mim, mas sim que o mesmo veículo é a fonte do ataque contra o profeta”, afirmou Erdogan, em discurso.

Ontem, o presidente turco já havia entrado com uma ação contra o deputado holandês de extrema-direita Geert Wilders, por divulgar uma charge em que ele aparece com uma bomba na cabeça.

O advogado de Erdogan, Hüseyin Aydin, denunciou o caso para o Ministério Público de Ancara, solicitando que o parlamentar seja julgado de acordo com o código penal turco, segundo informou a agência de notícias local “Anadolu”.

Charge ridiculariza Erdogan

A charge publicada pela revista “Charlie Hebdo” mostra o presidente da Turquia vestido apenas com uma camisa e cueca, levantando a saia de uma mulher trajada com a burca.

A imagem foi veiculada em meio a tensão entre os governos turco e francês, intensificadas desde o assassinato, no último dia 16, do professor de História Samuel Paty, decapitado por um checheno, dez dias após ter exibido charge de Maomé em sala de aula.

Revista satírica Charlie Hebdo publica charge de Recep Tayyip Erdogan, e presidente da Turquia reage — Foto: Divulgação/Charlie Hebdo

Revista satírica Charlie Hebdo publica charge de Recep Tayyip Erdogan, e presidente da Turquia reage — Foto: Divulgação/Charlie Hebdo

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *