https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/11/businessman-3446136_1920-640x401-1.jpg

POTÊNCIA ECONÔMICA

China adota plano econômico com estímulo ao consumo interno

Depois de vários dias de reuniões, o governo da China apresentou as linhas gerais do novo plano quinquenal econômico e social do país.

Os detalhes devem ser divulgados nas próximas semanas e o plano deve ser colocado em prática em 2021.

Ao contrário dos outros anos, o projeto não estabelece metas de crescimento econômico, mas as perspectivas sinalizam que a expansão anual da atividade econômica fique em aproximadamente 5% ao ano.

Além disso tudo leva a crer que a segunda maior economia do mundo vai concentrar esforços na expansão da classe média chinesa.

Na avaliação do comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, o novo plano econômico chinês pode colocar o país asiático em um novo patamar no cenário mundial.

“A China hoje tem o segundo maior PIB do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Foi uma ascensão muito rápida e este novo projeto mostra que, aos poucos, os chineses serão a principal economia do mundo”, avalia.

Para reforçar seu comentário sobre o desempenho da economia chinesa, Miguel Daoud fala sobre o ranking da Paridade do Poder de Compra (PPC), um  índice que mede o poder de compra dos países, onde a China ocupa a primeira posição.

“Nos últimos anos, o poder de compra dos chineses aumentou consideravelmente, graças a estabilidade da moeda local. Hoje a China é o país que tem a maior capacidade de compra do mundo, acima dos Estados Unidos”.

Ainda de acordo com o comentarista, seguindo as diretrizes do plano com foco na expansão da classe média, a China irá restringir em um certo ponto suas importações para focar na adoção de tecnologias que incentivem o consumo.

“A China vai dar ao Brasil todas as condições de investimento e nós precisamos estar preparados”, completa Daoud.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *