https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/11/terezacristina-640x392-1.jpeg

MISSÃO DIPLOMÁTICA

Mourão e ministra visitam projeto de regularização fundiária na Amazônia

A missão organizada pelo vice-presidente Hamilton Mourão à Amazônia, integrada por embaixadores de diversos países e por ministros como Tereza Cristina, da Agricultura, visitou nesta quinta-feira, 5, a Fazenda Santa Rosa, em Iranduba (AM), a 18 quilômetros de Manaus.

Considerada modelo no estado por conciliar produção agrícola e sustentabilidade, a propriedade produz limão, laranja, tangerina, coco, mamão e culturas sazonais, além da criação de peixes. A produção tem como destino feiras, mercados, supermercados e hotéis de Manaus.

A fazenda faz parte do Projeto Integrado de Colonização (PIC) Bela Vista, coordenado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que abriga famílias assentadas em uma área de aproximadamente 785 mil hectares, ocupada desde 1971. Atualmente, dos 1.311 lotes georreferenciados, 446 já receberam o título definitivo, sendo 97% constituídos por pequenas propriedades (inferiores a 400 hectares).

Tereza Cristina postou nas redes sociais um vídeo elogiando os benefícios que a titularização podem trazer à produção local e ao desenvolvimento da região.

“É isso que nós queremos, que as pessoas que estão aqui, não só nessa região Amazônica, mas no Brasil todo, quando receberem o seu título definitivo tenham a sua liberdade e possam crescer, produzir, trabalhar com dignidade, melhorar a vida dos seus filhos e da sua comunidade”, disse .

De acordo com o produtor proprietário da fazenda, Edney Ricardo Marques,  proprietário da Santa Rosa, a regularização é importante para que agricultores da região possam produzir e crescer. Segundo ele, sem as terras tituladas, não é possível fazer financiamentos ou obter assistência técnica, por exemplo.

“Se as pessoas tiverem o documento da terra, como no meu caso, você vai ter a esperança de que aquela propriedade vai ficar para seus filhos de herança. Não é fácil ter propriedade e produzir no Amazonas. A gente precisa dessa ajuda do governo para poder não desmatar”, disse.

Nas redes sociais, o vice-presidente, Hamilton Mourão, disse que o processo de regularização fundiária facilita o acesso às políticas públicas.

De acordo com informações do Ministério da Agricultura, os visitantes conheceram lavouras e espaços dedicados ao turismo rural e à educação agroecológica, além de nascentes e mata nativa preservadas na reserva legal. Os convidados também teriam plantado mudas de árvores nativas da Amazônia.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *