https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Parque-Mae-Bonifacia.jpg

PORTÕES FECHADOS

Sobe para 13 o número de macacos mortos no Parque Mãe Bonifácia

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Reprodução

O Parque Estadual Mãe Bonifácia permanece fechado para varreduras sanitárias e isolamento devido a morte de 13 macacos sagui.

Os animais encontrados mortos passam por necropsia, exames microscópicos, microbiológicos e por testes de imunofluorescência direta, imuno-histoquímica e PCR. Os exames são necessários para identificar possíveis doenças zoonóticas como raiva, febre amarela ou herpes viroses.

Os exames são realizados pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso e o Centro de Controle de Zoonoses do município de Cuiabá receberá e divulgará os resultados dos exames e dos laudos.

Animais que forem encontrados debilitados, serão colocados em quarentena em estrutura específica dentro do próprio Parque.

As atividades do Parque Mãe Bonifácia serão retomadas quando for constatado que o ambiente está seguro tanto para a população, quanto para a fauna local.

PORTÕES FECHADOS

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) suspendeu temporariamente, desde a última sexta-feira (30.10), as atividades do Parque. O fechamento ocorre devido a morte dos sete primeiros macacos saguis e atende os protocolos de segurança biológica.

As atividades estarão suspensas até que os laudos da necropsia dos animais estejam concluídos e haja garantia de segurança da saúde da população e dos animais.

Os laudos serão divulgados pela Unidade de Vigilância em Zoonoses da Prefeitura de Cuiabá que está analisando amostras coletadas.

As equipes da Sema e do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental estão realizando varreduras sanitárias em todo perímetro do Parque.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *