https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Operacao-Tapiraguaia-Barra-do-Garcas-Serra-Nova-Dourada-PF-MPF-CGU-696x390-1.jpg

FRAUDE NA SAÚDE E EDUCAÇÃO

PF e CGU cumprem mandados em prefeitura e empresa de MT

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Assessoria PF

A Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram nesta terça-feira (24), uma operação de combate a fraudes em saúde e educação, com cumprimento de mandados de busca e apreensão em Serra Nova Dourada (639 km de Cuiabá). 

As autoridades federais fazem buscas na Prefeitura, onde estaria concentrado um possível esquema criminoso que ocasionou fraudes e desvio de recursos públicos. A organização teria a participação de um ex-prefeito, um engenheiro civil fiscal, um empreiteiro e um servidor do município.

Conforme a CGU, dentre as irregularidades investigadas, estão indícios de montagem e direcionamento de contratação; inexistência de empregados e maquinário em nome da empresa contratada; supostos pagamentos por serviços não realizados ou realizados de modo diverso ao contratado; e indicativos de pagamento de vantagens indevidas à agentes públicos da Prefeitura.  

Ainda de acordo com CGU, o município teria recebido R$ 900 mil para aplicação em serviços de atenção básica na saúde e reformas em escolas. A PF calcula que o prejuízo aos cofres públicos esteja em R$ 360 mil.

Dois mandados de busca e apreensão foram expedidos para cumprimento em residência e sede de empresa, em Barra do Garças (515 km de Cuiabá); também foi determinada a indisponibilidade de bens de sete investigados. 

A ação ocorre dentro da quinta fase da Operação Tapiraguaia. As investigações tiveram início a partir de fiscalização da CGU durante o 4º Ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos (FEF). 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *