https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/11/chicken-3212144_1920-640x427-1.jpg

DEMANDA AQUECIDA

Exportações de carne de frango em alta compensam demanda interna reduzida

As vendas de carne de frango estão lentas no mercado brasileiro com os frigoríficos dedicado parte da produção às chamadas aves natalinas com a proximidade das festas de fim de ano.

Apesar disso, as exportações estão aquecidas, o que sustenta o movimento de alta nas cotações do setor. Conforme o relatório da Secex, a média diária de embarques em novembro está acima da média registrada em outubro.

O pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Luiz Gustavo Tutui, afirma que, na comparação com as carnes bovina e suína, o frango não era tão favorecido pelas exportações, mas o cenário mudou ao longo do ano.

“Comparado com as duas principais concorrentes, a carne de frango não vinha sendo tão favorecida pelas exportações, mas, em compensação, estava sendo muito demandada no mercado doméstico.

No entanto, essa situação foi se revertendo, porque a demanda final, está muito lenta no mercado doméstico, principalmente diante de preços mais altos”, explica.

Entretanto, as exportações compensaram a falta de demanda do mercado interno. “De novembro para dezembro, as vendas externas tiveram um incremento na média diária de 15,9%, sendo uma das maiores médias do ano”, lembra o pesquisador.

“Em relação às aves natalinas, o setor fica apreensivo porque este ano está sendo atípico, com movimentação muito diferente de mercado”, completa.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *