https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/12/a-vitral.jpg

VITREE

Museu de Arte Sacra inaugura exposição inspirada em vitrais

Neste sábado (12.12), às 11h, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso inaugura a exposição Vitree – a luz que se vê, de Adriano Figueiredo. Com dez obras pintadas a óleo, um dos artistas mais propagados de sua geração consolida sua primeira Mostra específica na temática religiosa.

Vitree em latim é vitral, que é uma vidraça na qual é elaborado um desenho, figurativo ou não, por meio de um conjunto de pequenos pedaços de vidros coloridos, e que ao serem atravessados pela luz, principalmente nas igrejas e templos, representam a luz divina. E assim surgiu a inspiração do artista plástico Adriano Figueiredo, que busca transmitir essa iluminação divina nas suas obras.

Presente na formação de Adriano Figueiredo, a arte sacra se reflete em criações de sua trajetória por encomenda, tendo pintado diversas obras que estão espalhadas em residências, nas mãos de colecionadores e expostas em galerias pelo mundo. Nessa exposição composta por parte do acervo de colecionadores e do próprio artista, estão reunidas imagens de santos e cenas cristãs.

Os traços marcantes da identidade artística de Figueiredo são apresentados em imagens como as do Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora Aparecida, São Benedito, São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Rosário, Sagrada Família, São Jorge, Nossa Senhora Desatadora dos Nós e a celebração da Santa Ceia. Nas obras, o artista une suas próprias técnicas à inspiração dos vitrais e de diversos mestres das artes plásticas, dentre os quais Pablo Picasso.

A exposição prossegue até fevereiro de 2021, de quarta a domingo, das 9h às 17h. Devido aos protocolos de prevenção à Covid-19, o acesso à exposição está limitado a 40 pessoas, por isso é importante agendar a visita pelo telefone do Museu (65 99965-0319).

O Museu

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e funciona sob gestão compartilhada com a OSC Ação Cultural. Está localizado na Praça do Seminário, bairro Dom Aquino, em Cuiabá/MT.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 12 de dezembro de 2020 às 14:12:01