https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/12/chester-perdigao-generosidade-bem-servida-17122019143036005.jpeg

FESTAS

Alta nos preços encarece alimentos da Ceia de Natal

ceia de Natal promete ficar mais salgada neste ano por causa das constantes altas que o preço dos alimentos vem sofrendo.

Em novembro, a inflação oficial registrou o maior patamar para o mês em cinco anos, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A taxa ficou em 0,89% e teve o grupo de alimentos e bebidas – itens comuns da tradicional ceia de Natal – como uns dos principais grupos responsáveis pelo resultado.

Alimentos como a batata-inglesa (30%), o tomate (18,35%), o arroz (6,28%), o óleo de soja (9,24%) e a carne (6%) tiveram alta de preços em novembro e prometem pesar também na composição da ceia.

É o que afirma André Braz, economista do IBRE (Instituto Brasileiro de Economia) da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Para ele, o aumento “contaminou itens que serão usados na ceia de Natal, principalmente as proteínas: carne bovina, suína e de frango”.

Estes itens estão na lista dos alimentos que mais subiram de preço em 2020, segundo Braz.

“Essa alta é relevante porque a carne pesa muito no orçamento familiar, por isso qualquer aumento acaba onerando o custo de vida das famílias e a ceia de Natal”

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *