https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/01/09fe1fb255ce6ac12167f76df4dab2e0.jpg

RECUPERAÇÃO ACENTUADA

Em meio à pandemia, gastos com viagens crescem 54% no país

Apesar do aumento do número de casos durante a segunda onda de Covid-19 e a crise financeira instaurada para muitos durante o período de isolamento social, os brasileiros estão retomando suas atividades e aproveitando o verão e a época de alta temporada para viajar.

Um levantamento realizado pela Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, analisou dados de mais de 26 mil usuários do aplicativo entre os meses de janeiro e novembro de 2020, e constatou que os gastos com viagem aumentaram 54% entre setembro e novembro. A recuperação é acentuada, após queda de 66% no primeiro semestre de 2020.

Em março, início da quarentena no país, os gastos registrados com viagem tiveram uma queda de 42% em comparação com janeiro, mas foi em maio que os gastos nessa categoria atingiram o menor pico do ano, 66% menores do que em janeiro.

“Junho, mês que geralmente apresenta grande aumento já que é considerado alta temporada, também foi um dos períodos com menos gastos com viagens em 2020. Esse resultado pode ser explicado pelas medidas de isolamento e restrições de passeios que foram aplicados em vários estados brasileiros”, explica a educadora financeira da Mobills, Larissa Brioso.

Larissa explica que a alta dos gastos pode ser justificada pela retomada na economia, pela flexibilização do isolamento social e pela alta temporada (período festivo). “Fim de ano, época de confraternização, as pessoas querem se reunir e estar com a família. Em alguns estados, a situação está mais grave e a restrição maior. Quem é ou mora com pessoas do grupo de risco não é interessante viajar agora, primeiro precisamos pensar na nossa saúde”, disse.

A educadora financeira ressalta que os principais gastos são: passagens, passeios, alimentação, comprinhas de lembrança e seguro viagem. “Normalmente crio um planejamento financeiro, estipulo uma meta mensal de poupança, incluo quanto eu quero poupar para viajar, e faço orçamento”, explicou.

“O mais importante é o planejamento. Uma dica é escolher o tempo de duração da viagem e o destino para realizar o monitoramento de preços e aproveitar as oportunidades com antecedência. Em seguida, você pode analisar os passeios disponíveis, o que você vai fazer nesse lugar, quais são as prioridades”, destacou Larissa.

Turismo

O presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Roberto Haro Nedelciu, incentiva que turistas viagem para movimentar o setor, mas pede cautela durante a pandemia.

“No momento em que as pessoas começaram a ver os números da doença diminuindo, elas começaram a flexibilizar e houve um reaquecimento do setor. Só que estamos alertando desde julho que não adianta nada todo mundo estar preparado se o cliente não ajuda nas medidas de segurança. O trade estava preparado desde o início para isso, seguindo todos os protocolos de segurança, mas se as pessoas não cumprem e não se controlam, como poderemos superar essa crise?”, questionou.

Haro afirma que as pessoas precisam viajar, desestressar, aliviar tensões, acreditar em um novo recomeço, uma nova forma de ver a vida, mas fazer com responsabilidade.

“Sem contar os cuidados sanitários, é importante ver bem a empresa que está sendo contratada, a companhia aérea, política de cancelamento, inclusive como que está a ocupação do hotel. A pessoa tem que tomar muito cuidado com o que está comprando, e eu aconselho comprar de uma agencia ou operadora para que os funcionários forneçam as informações necessárias”, finalizou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *