https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/07/vacina20.jpg

AINDA HOJE

Fiocruz vai pedir uso emergencial da vacina de Oxford à Anvisa

A expectativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é de submeter ainda nesta sexta-feira (8) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de autorização para uso emergencial dos 2 milhões de doses prontas da vacina de Oxford/AstraZeneca importadas da Índia.

Na quinta-feira (7), representantes da Fiocruz, da Anvisa e da AstraZeneca estiveram reunidos. Durante o encontro, foi apresentado o conjunto da documentação, com destaque para informações sobre o processo de produção da vacina pelo Instituto Serum, na Índia.

A busca por vacinas prontas da vacina Covid-19 é uma estratégia adicional da Fiocruz, na tentativa de antecipação do início da vacinação pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Fiocruz produzirá vacina em parceria com a Universidade de Oxford
Fiocruz produzirá vacina em parceria com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca
Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo

A importação dessas vacinas (indianas) não terá impacto sobre o cronograma de produção da Fiocruz, a partir da chegada dos insumos (Ingrediente Farmacêutico Ativo, IFA), com entrega de 100,4 milhões de doses até julho de 2021.

A Fiocruz confirmou à CNN nesta quinta-feira (7) que espera começar a produção das primeiras doses da vacina de Oxford a partir do dia 20 de janeiro.

Os primeiros insumos do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina de Oxford, desenvolvida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, devem chegar ao Brasil na próxima semana e a previsão é de que a carga que vem da China chegue até o próximo dia 12 de janeiro.

Inicialmente, a fundação divulgou que esperava receber o IFA ainda em dezembro de 2020, mas o atraso no recebimento do insumo foi provocado pela demora do repasse das informações da AstraZeneca e das autoridades regulatórias da China, que têm protocolos específicos para a exportação da carga.

Em nota, a Fiocruz disse que tem feito esforços permanentes para antecipação de alguma etapa, sempre que possível, para que a população brasileira tenha acesso à vacina o quanto antes. Mas garantiu que mesmo com essa demora, o cronograma será mantido. Mas não divulgou uma data exata para o início da distribuição das doses da vacina para o Ministério da Saúde iniciar a vacinação contra a Covid-19.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 8 de janeiro de 2021 às 12:35:54