https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/01/d32e5d682f3df1de2c210c2e54a743a5.jpg

DEMARCAÇÃO DE TERRA

Após 20 anos, PF prende cacique que degolou servidor da Funai em MT

DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]

O cacique Marvel Xavante, foi preso nessa quarta-feira (20) pela Polícia Federal (PF), condenado por matar Floriano Marcio Guimarães, que era chefe do posto da Fundação Nacional do Índio (Funai) em uma aldeia de Água Boa (700 km de Cuiabá).

O crime ocorreu no dia 26 de setembro de 2001 e, em 2011, o indígena havia sido condenado a cumprir 12 anos e 5 meses de prisão, mas continuou em liberdade.

De acordo com a PF, os agentes localizaram o indígena e o encaminharam à delegacia.

“A Polícia Federal ressalta que reconhece a organização social, os usos, costumes e tradições, bem como a pluralidade étnica-cultural das diversas comunidades indígenas, mas ressalta que os indígenas que se encontram em pleno gozo de seus direitos civis e possuem grau de cultura e estágio adequado, são plenamente responsáveis por suas ações. Por isso são responsabilizados penalmente por crimes cometidos, com todas as imposições legais”, disse a instituição.

Relembre o caso

O indígena foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por ter cometido o homicídio em 2001. Segundo consta na denúncia, o índio era na época cacique da aldeia Tritopa, em Água Boa, onde o servidor Floriano Guimarães fazia a demarcação das terras.

Ainda segundo a denúncia, a vítima, o cacique e um outro indígena foram até a cidade de Nova Nazaré, a 269 km de Cuiabá, e a caminho da aldeia Tritopa o servidor foi degolado por Marvel com um canivete. O corpo do servidor da Funai foi encontrado na aldeia por um índio.

A motivação do crime, segundo o MPF, seria a disputa de terras na região.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 21 de janeiro de 2021 às 11:49:55